AVIÃO SOLAR É UM TRUNFO AMBIENTAL AINDA SEM APLICAÇÃO PRÁTICA
EPA
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O avião monolugar Solar Impulse, que funciona exclusivamente a energia solar, irá partir, em princípios de maio, para um novo voo experimental. Em dois meses ele deverá atravessar os EUA de costa a costa, de oeste para leste, da região de São Francisco para o estado da Virgínia.
Estão
previstas várias escalas, inclusivamente em Nova York. As capacidades
do avião serão assim testadas antes da realização de um projeto
ambicioso – um voo à volta do mundo em 2015.
Já foi comprovado que o avião solar é capaz de realizar voos intercontinentais. No ano passado, o Solar Impulse
percorreu uma distância pouco ambiciosa entre Espanha e Marrocos. Já há
3 anos, ele estabeleceu um recorde de 26 horas de voo ininterrupto. O
perito da revista Aviatransportnoe Obozrenie (Revista dos Transportes Aéreos) Alexei Komarov descreve da seguinte forma esse avião:
"O
avião consiste numa estrutura leve cuja superfície está completamente
coberta com placas solares. Ele possui motores elétricos e baterias que
acumulam energia a partir dos painéis solares durante o dia,
devolvendo-a durante a noite. O avião é lento, tem uma velocidade até
cem quilômetros por hora, por isso os seus voos de grandes distâncias
demoram muito tempo".
O Solar Impulse
pesa o mesmo que um automóvel normal, apesar de ter uma envergadura de
asas como um Airbus A-380 de 500 toneladas. As suas grandes dimensões e a
pequena capacidade de carga são o seu "pagamento" pela utilização da
energia solar gratuita. Ele nem tem espaço para um copiloto. Será que
esse tipo de veículos, aparentemente inúteis, faz algum sentido? Eis a
opinião de Alexei Komarov:
"Os
desenvolvedores desse avião sempre sublinharam que não é seu objetivo
demonstrar e obter algum efeito prático imediato com esse aparelho. Eles
querem sobretudo dar entender ao mundo que se está a descobrir uma nova
área que, por agora, é tecnologicamente imperfeita e impossível de
aproveitar em aviões de série e na aeronáutica em geral. No entanto, já
há algumas perspetivas".
À
medida que estes aparelhos, praticamente silenciosos, se vão
aperfeiçoando, eles poderão atrair as atenções dos militares, é a
previsão do editor da revista Air Fleet Vladimir Karnozov.
"Por
enquanto não se vê nenhuma utilidade para a aviação tripulada nesses
aparelhos. Também não se percebe muito bem a sua utilidade num futuro
próximo. Essa tecnologia, no entanto, se se continuar a desenvolver,
poderá ser muito interessante para a aviação não-tripulada. Existe uma
necessidade de drones capazes de se manterem no ar por muito tempo em
patrulhamento de áreas. Em geral, a temática da utilização da energia
elétrica nos automóveis, submarinos, etc. tem um grande interesse por
ser uma tecnologia do futuro".
Por
enquanto é difícil dizer onde se poderá utilizar veículos movidos a
energia solar. Os atuais automóveis solares ainda têm muito pouca
potência e transportam com dificuldade apenas o condutor. Porém, a
experiência do Solar Impulse irá de qualquer forma acrescentar
dados à base científica. Se os seus criadores o utilizam para recordes e
para a sua autopromoção, isso só por sim não tem nada de mau, diz
Vladimir Karnozov.
O projeto é promovido por
dois suíços: o empresário André Borschberg e o balonista Bertrand
Piccard, o primeiro a realizar um voo de circum-navegação em balão. Não é
por acaso que surge a ideia de repetir esse voo, desta vez com o
conceito de um avião "solar". Ainda não foi esclarecido se será o
próprio Piccard a pilotar o avião dentro de dois anos. Só se sabe que
para esse voo serão selecionados pilotos capazes de não dormir durante
cinco dias. Para aguentar esse períodos eles serão ensinados a realizar
auto-hipnose e meditação.
fonte/VozDaRussia
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