GREVE DOS CONTROLADORES DE VOO EM PORTUGAL DEIXAM 50 MIL PASSAGEIROS EM TERRA


Quinta-feira deverá ser um dia calmo no aeroporto de Lisboa, com a ANA e as companhias aéreas a avisar antecipadamente os passageiros.


Os serviços mínimos definidos pelo Tribunal ditaram que os controladores aéreos só estão obrigados a cumprir dez voos na quinta. 

Os serviços mínimos definidos por Tribunal Arbitral ditaram que os controladores aéreos só estão obrigados a cumprir dez voos, nas ligações do Continente à Madeira e aos Açores. Os restantes 479 voos programados para os aeroportos da ANA correm o risco de ficar em terra, ao abrigo da greve geral convocada para quinta-feira (24 de Novembro) pelas duas centrais sindicais, o que afectará 50 mil passageiros.

A greve dos controladores aéreos começa às 22 horas de amanhã e prolonga-se até às 24 horas de quinta-feira, para abranger todos os turnos na NAV Portugal. Mas há outras classes profissionais com paralisações marcadas - trabalhadores do ‘handling', Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, trabalhadores da meteorologia e bombeiros - o que irá impossibilitar as operações nos aeroportos nacionais.

Além disso, e no que diz respeito às companhias aéreas nacionais, está ainda marcada a paralisação dos tripulantes decretada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo e da Aviação Civil (SNPVAC).

De acordo com fonte da ANA, o aeroporto da Portela será o mais afectado pela adesão à greve geral dos sindicatos do sector aéreo, por ser aquele que mais passageiros processa. "Para dia 24 de Novembro estavam previstos no Aeroporto de Lisboa 311 movimentos (159 partidas e 156 chegadas), no Aeroporto Francisco Sá Carneiro 135 movimentos (68 partidas e 67 chegadas) e no Aeroporto de Faro 38 movimentos (19 partidas e 19 chegadas)", diz fonte oficial da ANA. Só no aeroporto da Portela, em Lisboa, estavam previstos 33 mil passageiros. Para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, estavam estimados 12 mil pessoas, enquanto em Faro deveriam ser processados cinco mil passageiros.

fonte/EconomicoPt
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog