CINZAS DO PUYEHUE ESTÃO NO RS E DEVEM CHEGAR À CAPITAL ATÉ O FIM DO DIA


Cinzas do Puyehue estão no RS e devem chegar à Capital até o fim do dia Reprodução/Satélite Meteosat
Mancha vermelha sobre Argentina, Uruguai e RS mostra a abrangência das cinzas Foto: Reprodução / Satélite Meteosat
 
As cinzas do vulcão chileno Puyehue podem causar novos transtornos nesta quarta-feira. Isso porque a pluma segue encobrindo a Argentina e o Uruguai, já atinge o oeste do Rio Grande do Sul e deve chegar a Porto Alegre até o fim do dia.

Conforme imagem de satélite, no começo da manhã havia concentração de cinzas de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, ao Chuí, no Sul, passando pela região da Campanha. Apesar disso, nenhum aeroporto no Estado indicava o fenômeno.

Baseado nas informações do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), simulador da Força Aérea Brasileira, o meteorologista Celso Oliveira afirma que até as 18h desta terça a pluma cobrirá boa parte do Estado e deve chegar a Porto Alegre entre o fim da tarde e decorrer da noite desta quarta-feira.

— Ainda é difícil afirmar quais as consequências que as cinzas podem causar no Rio Grande do Sul, mas podemos dizer que a concentração é suficiente para trazer problemas — considera. O Aeroporto Salgado Filho, na Capital, operava normalmente no início da manhã.

Ontem as cinzas provocaram atrasos e cancelamentos nos aeroportos Ezeiza, Aeroparque, Salto, Mar del Plata e Montevidéu, entre outros da Argentina e do Uruguai. Conforme o jornal argentino Clarín, foram cancelados 32 voos no país, sendo 26 das companhias Aerolíneas Argentinas e Austral. No Uruguai, o diário El País noticiou que 20 viagens aéreas foram suspensas no Aeroporto Internacional de Carrasco, também na terça-feira.

O Clarín também informa que o governo argentino definiu que a decisão de voar ou não quando houver presença de cinzas passará a ser de uma comissão liderada pela secretaria nacional de transporte, para "unificar critérios". Até agora, a decisão cabia às companhias aéreas.
 
fonte/ZeroHora
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog