CÉU PORTUGUÊS "ESGOTADO"
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Os controladores de tráfego aéreo vão, a partir das 22 horas de hoje, cumprir estritamente os procedimentos e as capacidades definidas pelas autoridades europeias e portuguesas. Na prática, os aviões vão ter de ficar em espera antes de entrar e antes de sair para o seu destino.
A partir das 22 horas de hoje os controladores de tráfego aéreo portugueses vão cumprir estritamente os procedimentos e as capacidades definidas pelo Eurocontrol (entidade que gere o espaço aéreo europeu) e pelo Estado português pelo menos, até 24 de novembro, dia de greve geral, apurou o Expresso junto de controladores aéreos.
Esta ação significa que vai deixar de haver ligação direta entre pontes nas aterragens e descolagens. Na prática, os aviões têm de ficar em espera antes de entrar e antes de sair para o seu destino.
Além de aumentar os congestionamentos, provocar atrasos, pode obrigar voos com destino a Lisboa, por exemplo, a irem aterrar noutro aeroporto.
Presumem-se também cancelamentos de voos, já que os aviões vão ser obrigados a voar com muito mais combustível, o que fará aumentar os custos para as companhias aéreas.
O sindicato dos controladores aéreos já enviou informação para todas as companhias aéreas que operam em Portugal. Em causa está o fato de há um ano a NAV (Navegação Aérea de Portugal) não ter administração e o Governo não dialogar com os representantes da empresa. O primeiro período mais complicado será já amanhã, às sete horas da manhã, altura em que chegam os voos provenientes de África, Brasil e EUA.
fonte/InExpresso
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários