IBERIA SUSPENDE VOOS POR PROBLEMAS EM AEROPORTOS

.
A companhia aérea espanhola Iberia anunciou na noite desta sexta-feira a suspensão até as 11h da manhã de amanhã (4) no horário local (8h no Brasil) de todos os voos previstos para decolar de Madri. Os voos partindo do Brasil também foram cancelados.
Mais cedo, a autoridade de tráfego aéreo da Espanha (Aena) anunciou o fechamento de todo o espaço aéreo espanhol, exceto na região da Andaluzia, devido à falta de controladores de tráfego às vésperas de um feriado prolongado. 

No Brasil, a Infraero (estatal que administra os aeroportos) informou que três voos tiveram problemas, todos no aeroporto internacional de Guarulhos (Grande São Paulo). Um voo da Iberia foi cancelado e dois voos --um da British Airways e outro da Air France-- chegaram a ficar retidos, mas já decolaram, segundo a estatal. O voo da TAM previsto para decolar de Guarulhos para Madri-Barajas às 20h55 não sofreu alteração, segundo a companhia. Já o que saíria de Madri às 20h50 (horário local), com destino a Guarulhos, foi remanejado para as 9h deste sábado (4). 

Os controladores da Espanha não declararam greve oficialmente, mas vários deles se disseram doentes e começaram a abandonar seus postos por volta de 14h (hora de Brasília), segundo nota da Aena, que pede aos passageiros que evitem os aeroportos afetados. 

A ausência dos controladores fez com que oito aeroportos fossem fechados, incluindo o de Barajas, em Madri, o maior ponto de conexões da Europa. 

O Ministério da Defesa informou que assumirá o controle do espaço aéreo espanhol se os controladores não se reincorporarem, advertiu a Presidência do governo. 

Em entrevista coletiva, o ministro de Fomento, José Blanco, destacou que o governo iniciará todas as medidas aprovadas nesta sexta-feira em um decreto, que determina que militares tomem o controle dos aeroportos. 

"Não vamos permitir esta chantagem", disse o ministro após pedir desculpas às milhares de pessoas afetadas pelo abandono dos controladores aéreos no primeiro dia de um período de feriado na Espanha.

FERIADO
Segundo um porta-voz da Aena, 90% dos controladores abandonaram os postos de trabalho às vésperas de um feriado prolongado. 

Os controladores do tráfego aéreo na Espanha estiveram envolvidos em um longo processo de negociação com a agência estatal por causa de salários, condições de trabalho e privilégios. 

O porta-voz afirmou que a autoridade espanhola de aviação se reunirá com a Eurocontrol (agência europeia de controle de tráfego aéreo) e a FAA (agência americana de aviação) para decidir o destino dos voos transatlânticos. 

O fechamento do espaço aéreo ocorre no início de um feriado prolongado até a próxima quarta-feira, quando estão previstas milhares de viagens, e 'está provocando graves problemas no tráfego aéreo de toda a Espanha', atingindo cerca de 250 mil pessoas, segundo a Aena. 

fonte/AgInternacionais/UOL
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog