DICA DE DVD - PANAIR DO BRASIL


A história da Panair do Brasil, empresa pioneira na aviação comercial brasileira, fechada misteriosamente durante o governo militar, poderá ser vista no DVD que será lançado dia 6 de dezembro, às 19h, na livraria Fnac do Barrashopping. Com narração de Paulo Betti e música de Milton Nascimento e Fernando Brant, na voz de Elis Regina, o documentário mostra porque a empresa se transformou hoje em verdadeira lenda, cercada de mistério pelas circunstâncias em que levaram ao final de suas operações. 
Na ocasião do lançamento, estarão presentes o diretor do filme, Marco Altberg, e o Comandante Lucas, comandante mor da extinta companhia. Com farto material de pesquisa e registros de época, o documentário aborda a época da criação da empresa no início da década de 30, seu crescimento e sua relação com o processo desenvolvimentista brasileiro, bem como sua importância no estabelecimento de bases sólidas para a aviação comercial brasileira. 
A Panair do Brasil cresceu junto com o país. De uma pequena empresa que operava a rota internacional Nova Iorque-Rio-Buenos Aires nos anos 30, expandiu-se incrivelmente em rotas nacionais e internacionais, abrindo agências no exterior, aeroportos e hangares no Brasil, além de empresas de manutenção e controle de tráfego aéreo e meteorologia, apoiada por sólidos empresários nacionais. A empresa viveu o seu auge na era JK. Um dos símbolos do nosso país, a Panair do Brasil transportava desde artistas a políticos e personalidades brasileiras e estrangeiras até as seleções brasileiras campeãs e bi-campeãs. Também desenvolvia um trabalho comunitário, transportando ajuda para as localidades mais distantes do país. A companhia era um verdadeiro acontecimento social. A lista de passageiros da aeronave Constelation, por exemplo, era até publicada nos jornais. “Eu achava tudo muito bonito, muito elegante e ficava com vontade de entrar naquele avião”, conta Milton Nascimento. Chegando ao poder, o regime militar passa a perseguir a Panair do Brasil, atingindo mortalmente a empresa, chegando a decretar leis especiais para a aviação comercial em uma manobra que provoca a falência da empresa em 68.
“A Panair foi impedida de voar por ordem do ministro da aeronáutica, Brigadeiro Eduardo Gomes, - cumprindo a decisão do Presidente da República, Marechal Castelo Branco - , que tinha acabado de chegar de Brasília com o decreto de cassação de suas linhas”, lembra o comandante Lucas. O jornalista Arthur da Távola completa “É preciso que se reconheça que pessoas jurídicas também foram perseguidas pela ditadura”. O documentário mostra como a Panair do Brasil vive ainda hoje no coração e na esperança da chamada Família Panair, composta por antigos funcionários e seus descendentes, de vê-la voltar a voar pelos céus brasileiros.
fonte/foto/FNAC/Divulgação/Aeroflower
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog