AERONÁUTICA INICIA INVESTIGAÇÃO DO ACIDENTE COM HELICÓPTERO NO MARANHÃO

O Comando da Aeronáutica informa que uma equipe de militares do Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I), com sede em Belém (PA), chegou a Carolina (MA) e iniciou a investigação para determinar os fatores que contribuiram para a ocorrência do acidente com o helicóptero Robinson R-44, prefixo PR-VVC. Não há prazo para a conclusão dos trabalhos.

Com esta ocorrência, o Brasil ultrassa a marca de 100 acidentes aeronáuticos ocorridos na aviação civil brasileira ao longo do ano de 2009.

O helicóptero PR-VVC foi localizado a 23 km ao norte de Carolina (MA), às 11 horas da manhã de hoje (27/12), horário de Brasília, pela tripulação de um helicóptero H-1H da Força Aérea Brasileira. Os dois corpos encontrados no local do acidente estão sob responsabilidade das autoridades policiais do estado do Maranhão. Os destroços do equipamento, após análise dos investigadores da Aeronáutica, estarão à disposição do proprietário.

A Operação de Busca envolveu o helicóptero H-1H do 1°/8° Grupo de Aviação, com sede em Belém (PA), e os aviões SC-95 Bandeirante e SC-105 Amazonas, ambos do 2°/10° Grupo de Aviação, com sede em Campo Grande (MS). As aeronaves voaram mais de 30 horas e a coordenação dos trabalhos esteve a cargo de militares do SALVAERO Amazônico e do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), ambos Manaus (AM). No total, 30 militares participaram diretamente dessa Operação.

Brasília, 27 de dezembro de 2009

Brigadeiro-do-Ar ANTONIO CARLOS MORETTI BERMUDEZ
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

 

fonte/CECOMSAER

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog