PATROUILLE DE FRANCE SE APRESENTARÁ EM NATAL, RIO GRANDE DO NORTE

Dentro das Comemorações do Ano da França no Brasil, a Patrouille de France, similar à Esquadrilha da Fumaça brasileira, fará uma apresentação em Natal na tarde deste sábado, dia 26, a partir das 16h30, na Praia dos Artistas. A Força Área Brasileira (FAB) vai se responsabilizar apenas pela segurança do palco e pela montagem do som para divulgação do evento.

A Patrouille de France é um dos mais importantes destacamentos aéreos do mundo e é formada pelos mais experientes pilotos de caça da Força Aérea francesa. A Patrulha Acrobática chega a Natal após apresentações em Brasília e no Rio de Janeiro.O adido militar da Embaixada da França no Brasil, o coronel Charpentier ressaltou que a Patrouille de France também se apresentou em setembro na Argentina e no Chile.

fonte/Tribuna do Norte

Segundo ele, os dois países foram incluídos no roteiro do grupo francês graças à vinda do destacamento aéreo ao Brasil. “A turnê pela América Latina nasceu dessa participação no Ano da França no Brasil. O público poderá ver um trabalho de pilotagem extremamente afinado, com pilotos recrutados entre os melhores do mundo”, adianta o adido militar.

Entre as acrobacias, manobras belas e arriscadas, como o éclatement final, quando os oito caças alinhados na horizontal fazem uma curva para cima em 90 graus, e seguem em direções diferentes, formando um desenho de meia esfera, como se reproduzissem o efeito do disparo de fogos de artifício, ou a manobra que deixa no céu um rastro em formato de coração.

Treinamento exaustivo

Para executar as doze figuras da série 2009 que já encantaram franceses, europeus e canadenses, os aviadores contam com um preparo exaustivo. Selecionados entre os melhores e mais experientes pilotos de caça da Força Aérea Francesa, eles precisam ter no mínimo 2 mil horas de voo registradas, o que corresponde, em média, a dez anos de pilotagem, dentro da exigência de um piloto de caças de voar 180 horas por ano. Os profissionais selecionados para integrar a Patrouille de France têm, em geral, 12 anos de experiência.

“São apresentações extremamente seguras, feitas por profissionais que dedicam disponibilidade e certa dose de sacrifício para alcançar esse nível de trabalho. As apresentações são um motivo de orgulho para esses militares, que passam até seis meses longe de casa, motivados pela vontade de mostrar o prestígio da França nessa área”, afirma o coronel Charpentier.

Entre os nove pilotos da Patrouille de France que estão no Brasil desde a apresentação feita em Brasília no dia 7 de Setembro, destaca-se a piloto adjunta Virginie Cuyot, 32 anos, única mulher a participar de um grupo militar de acrobacias aéreas. Filha de um militar, Cuyot, que fez o seu batismo de voo aos 12 anos, é casada e mãe de um filho de três anos. Ela já cumpriu 1.800 horas de voo, e se prepara para assumir, em dezembro próximo, a posição de líder de esquadrilha de caça da Patrouille.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog