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EMBRAER INVESTE NA PRODUÇÃO E ALAVANCA AVIAÇÃO COMERCIAL

Linha de produção da Embraer em São José. Foto: Claudio Vieira Linha de produção da Embraer em São José. Foto: Claudio Vieira
Para 2015, a previsão de investimentos é de US$ 650 milhões, sendo US$ 350 milhões em pesquisa e desenvolvimento

Embraer 2.0. A terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo se prepara para o salto tecnológico que a levará ao futuro da aviação em escala global.
Mudanças nas linhas de produção da maior unidade e sede da empresa, em São José, estão em curso para montar em série a nova família de jatos comerciais, batizada de E-Jets 2 ou E2.
São os três aviões da família (E175, E190 e E195, todos com o sobrenome 2) que levarão a Embraer a um novo patamar na aviação comercial, que responde por 50,3% do faturamento da empresa.
A meta é impulsionar a receita líquida da Embraer, que oscila entre 5,8 e 6,2 bilhões de dólares por ano, com os novos jatos, que foram lançados em junho de 2013 e são mais econômicos, potentes e inovadores.
“A nova família de jatos terá um impacto a longo prazo na empresa”, disse André Luiz Soriani, diretor de Produção da Embraer. “Eles são a maior aposta da companhia e vão aos poucos substituindo a família E1”.
Pedidos. No segundo trimestre deste ano, a carteira de pedidos firmes e opções de compra da Embraer registrava 532 unidades dos novos jatos, sendo 200 do E175, 162 do E190 e 170 do E195.
A primeira entrega de um avião da nova família, o E190-E2, está prevista para o primeiro semestre de 2018. O E195-E2 está programado para entrar em serviço em 2019 e o E175-E2, em 2020.
A fabricante faz ajustes na linha de produção para absorver a montagem dos novos aviões. Tecnologia vai ajudar a otimizar o circuito produtivo em hangares nos quais os aviões são feitos quase artesanalmente.
A Embraer investiu cerca de US$ 560 milhões em 2014 (8,9 % da receita). Para 2015, a previsão de investimentos é de US$ 650 milhões, sendo US$ 350 milhões em pesquisa e desenvolvimento e US$ 300 milhões, na fábrica.
Robôs. Trata-se da mais alta tecnologia aliada ao talento humano para fabricar aeronaves modernas. Uma das novidades é a inclusão de um robô que move carrinhos levando peças para funcionários na linha de produção. A máquina percorre o hangar em até 80 pontos, nos quais abastece os montadores.
A produção dos E2 também adotará inovação já implantada no Legacy 500, de acabar com manuais em papel e deixar tudo digital. Um tablet ajudará a montar o avião.
Saiba mais
Funcionários
Embraer emprega 19 mil pessoas no mundo, sendo 17 mil no país, dos quais 13 mil em São José dos Campos

Parceiros
Outros 2.300 funcionários estão em joint ventures e empresas coligadas

Contratações
Desde 2009, a Embraer contratou 2.000 funcionários

Receita
O faturamento da empresa vem das seguintes áreas:
Aviação comercial: 50,3%
Aviação executiva: 25,3%
Aviação defesa: 23,2%
Outros: 1,2%

Talentos

Empresa lançará programa de trainee
Ainda em setembro, a Embraer vai lançar um novo programa de trainee, voltado para as áreas de gestão e negócios. Serão ofertadas cerca de 20 vagas em escala global para universitários recém-formados, que poderão trabalhar por até dois anos na fabricante. Eles terão que passar por seletiva com provas, dinâmicas e entrevistas. Segundo Daniela Sena, diretora de Estratégia e Desenvolvimento de Pessoas, o programa vai começar em 2016. “Estamos em busca de talentos”, afirmou ela.


fonte/foto/OVale

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Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
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