HAINAN AIRLINES LIGARÁ CHINA AO NORDESTE BRASILEIRO COM ESCALA EM LISBOA
O Aeroporto Internacional Pinto Martins terá voos para a China,
noticiou nesta quinta-feira, dia 3 de Setembro, a imprensa que se
publica na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará.
Refere o jornal " O POVO" que
os presidentes executivos da Azul Linhas Aéreas, Antonoaldo Neves, e da
companhia chinesa Hainan Airlines, Chen Ming, assinaram, em Pequim, na
quarta-feira, dia 2 de setembro, um termo de cooperação para
operacionalizar a rota.
A reunião envolveu os representantes das companhias aéreas e o
governador do Ceará Camilo Santana, que está em missão de trabalho na
China.
O voo terá apenas uma escala que será no Aeroporto Internacional da Portela, em Lisboa.
Segundo o jornal, que cita o governador Camilo Santana, a companhia
chinesa também “reafirmou o interesse na concessão do aeroporto de
Fortaleza”.
Sobre a abertura da nova linha aérea para a China, a Agência Nacional
de Aviação Civil (ANAC), que regulariza e fiscaliza as atividades de
aviação civil no Brasil, ressaltou que Fortaleza não dispõe de voos com
destino ao país asiático.
O jornal cearense procurou a Azul para comentar sobre a frequência de
uma futura rota, horários e a possibilidade de operar ainda em 2015. A
companhia aérea informou que ainda não iria se posicionar sobre o
assunto.
A imprensa brasileira destaca o fato do fundador e controlador da
AZUL Linhas Aéreas Brasileiras ser David Neeleman, que é sócio do
consórcio que adquirir 61% do capital da TAP.
Pelo que sabe o ‘NewsAvia’, a Ásia e, nomeadamente a República
Popular da China, tem sido apontada como uma área geográfica prioritária
para a rede de longo curso da TAP. Contudo, isso não significa que a
companhia passe a voar para a Ásia com os seus aviões.
Por outro lado, a equipa que elaborou o projeto de desenvolvimento de
negócios da futura TAP – e que liderará a companhia após a entrada
efetiva do consórcio ‘Atlantic Gateway’ no grupo aéreo português, o que
ainda não se verificou, por imperativos legais – está apostada em criar
alternativas que possam confrontar-se com a anunciada instalação de um hub do Grupo LATAM (que integra a TAM, concorrente da Azul) no Nordeste do Brasil.
Em círculos da aviação comercial do Nordeste Brasileiro admite-se que
a vontade do governador Camilo Santana (eleito pelo PT – Partido dos
Trabalhadores) mostrar trabalho feito nesta viagem à China apressou a
notícia que seria guardada para um anúncio posterior, dadas as suas
implicações em Portugal. A informação está disponível no website da
Assessoria de Imprensa do Governador.
De qualquer modo, é considerada uma excelente notícia, com interesse
em ambos os países, e que no caso do Nordeste Brasileiro cria uma ponte
inexistente entre esta área geográfica e a China.
Em Portugal, em maio de 2014, aquando da visita do Presidente da
República Portuguesa à República Portuguesa à China, o jornal ‘Diário
Económico’ publicou uma matéria sobre a questão das ligações diretas
entre Lisboa e uma grande chinesa, tendo reportado que a ANA –
Aeroportos de Portugal confirmou “a troca de informações com a Air China
e a China Eastern Airlines”, mas que não existem desenvolvimentos que
permitam pensar na criação a breve trecho de um voo direto.
A companhia aérea portuguesa tem, desde 2010, um acordo de
‘code-share’ com a Air China, parceira da TAP na Star Alliance, para a
exploração de serviços regulares nas rotas Porto-Pequim, Lisboa-Pequim e
Lisboa-Xangai. No âmbito deste acordo, a TAP transporta os passageiros
com destino à China até Frankfurt, Madrid, Roma ou Milão, e a China
assegura o resto da viagem.
“Achamos que a partir de 2017, com aviões adequados que nos permitam
reduzir em muito os custos da operação, e com a expectativa de que o
tráfego cresça com o aumento do turismo e das relações economicas, fará
sentido [lançar voos diretos”, mas para já não temos aviões nem essas
condições existem”, avançou uma fonte oficial da TAP ao ‘Diário
Económico’.
Em Xangai, aquando dessa visita do Presidente da República
Portuguesa, Cavaco Silva, que esteve acompanhado pelos ministros da
Economia, Pires de Lima, e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, teve
uma reunião de trabalho com representantes de três companhias aéreas
chinesas: China Eastern Airlines, HNA Group e JuneYao Group. A Hainan
Airlines pertence ao HNA Group.
Hoje, em Setembro de 2015, os cenários são diferentes, até a própria
estrutura da TAP como companhia aérea e projeto de desenvolvimento, com
estrutura acionista modificado pela entrada de sócios privados que
dominam a maioria do capital, e com uma perspetiva de forte cooperação e
integração com a companhia brasileira AZUL, que ainda não é oficial.
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