HAINAN AIRLINES LIGARÁ CHINA AO NORDESTE BRASILEIRO COM ESCALA EM LISBOA

Hainan Airlines Boeing787-8 Dreamliner 900dpi

O Aeroporto Internacional Pinto Martins terá voos para a China, noticiou nesta quinta-feira, dia 3 de Setembro, a imprensa que se publica na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará.

Refere o jornal " O POVO" que os presidentes executivos da Azul Linhas Aéreas, Antonoaldo Neves, e da companhia chinesa Hainan Airlines, Chen Ming, assinaram, em Pequim, na quarta-feira, dia 2 de setembro, um termo de cooperação para operacionalizar a rota.

A reunião envolveu os representantes das companhias aéreas e o governador do Ceará Camilo Santana, que está em missão de trabalho na China.

O voo terá apenas uma escala que será no Aeroporto Internacional da Portela, em Lisboa.
Segundo o jornal, que cita o governador Camilo Santana, a companhia chinesa também “reafirmou o interesse na concessão do aeroporto de Fortaleza”.

Sobre a abertura da nova linha aérea para a China, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que regulariza e fiscaliza as atividades de aviação civil no Brasil, ressaltou que Fortaleza não dispõe de voos com destino ao país asiático.

O jornal cearense procurou a Azul para comentar sobre a frequência de uma futura rota, horários e a possibilidade de operar ainda em 2015. A companhia aérea informou que ainda não iria se posicionar sobre o assunto.

A imprensa brasileira destaca o fato do fundador e controlador da AZUL Linhas Aéreas Brasileiras ser David Neeleman, que é sócio do consórcio que adquirir 61% do capital da TAP.

Pelo que sabe o ‘NewsAvia’, a Ásia e, nomeadamente a República Popular da China, tem sido apontada como uma área geográfica prioritária para a rede de longo curso da TAP. Contudo, isso não significa que a companhia passe a voar para a Ásia com os seus aviões.

Por outro lado, a equipa que elaborou o projeto de desenvolvimento de negócios da futura TAP – e que liderará a companhia após a entrada efetiva do consórcio ‘Atlantic Gateway’ no grupo aéreo português, o que ainda não se verificou, por imperativos legais – está apostada em criar alternativas que possam confrontar-se com a anunciada instalação de um hub do Grupo LATAM (que integra a TAM, concorrente da Azul) no Nordeste do Brasil.

Hainan AZUL Acordo set2015 900px
Nesta imagem obtida na cidade de Pequim, no dia 2 de setembro, vêem-se os dois executivos da Hainan Airlines, rodeados pelo Governador Camilo Santana, à esquerda na foto, e por Antonoaldo Neves, presidente executivo da AZUL Linhas Aéreas Brasileiras.

Em círculos da aviação comercial do Nordeste Brasileiro admite-se que a vontade do governador Camilo Santana (eleito pelo PT – Partido dos Trabalhadores) mostrar trabalho feito nesta viagem à China apressou a notícia que seria guardada para um anúncio posterior, dadas as suas implicações em Portugal. A informação está disponível no website da Assessoria de Imprensa do Governador.
De qualquer modo, é considerada uma excelente notícia, com interesse em ambos os países, e que no caso do Nordeste Brasileiro cria uma ponte inexistente entre esta área geográfica e a China.

Em Portugal, em maio de 2014, aquando da visita do Presidente da República Portuguesa à República Portuguesa à China, o jornal ‘Diário Económico’ publicou uma matéria sobre a questão das ligações diretas entre Lisboa e uma grande chinesa, tendo reportado que a ANA – Aeroportos de Portugal confirmou “a troca de informações com a Air China e a China Eastern Airlines”, mas que não existem desenvolvimentos que permitam pensar na criação a breve trecho de um voo direto.

A companhia aérea portuguesa tem, desde 2010, um acordo de ‘code-share’ com a Air China, parceira da TAP na Star Alliance, para a exploração de serviços regulares nas rotas Porto-Pequim, Lisboa-Pequim e Lisboa-Xangai. No âmbito deste acordo, a TAP transporta os passageiros com destino à China até Frankfurt, Madrid, Roma ou Milão, e a China assegura o resto da viagem.
“Achamos que a partir de 2017, com aviões adequados que nos permitam reduzir em muito os custos da operação, e com a expectativa de que o tráfego cresça com o aumento do turismo e das relações economicas, fará sentido [lançar voos diretos”, mas para já não temos aviões nem essas condições existem”, avançou uma fonte oficial da TAP ao ‘Diário Económico’.

Em Xangai, aquando dessa visita do Presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva, que esteve acompanhado pelos ministros da Economia, Pires de Lima, e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, teve uma reunião de trabalho com representantes de três companhias aéreas chinesas: China Eastern Airlines, HNA Group e JuneYao Group. A Hainan Airlines pertence ao HNA Group.

Hoje, em Setembro de 2015, os cenários são diferentes, até a própria estrutura da TAP como companhia aérea e projeto de desenvolvimento, com estrutura acionista modificado pela entrada de sócios privados que dominam a maioria do capital, e com uma perspetiva de forte cooperação e integração com a companhia brasileira AZUL, que ainda não é oficial.

fonte/foto/NewsAvia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog