Pular para o conteúdo principal

MOONEY ANUNCIA NOVAS AERONAVES PARA OS PROPRIETÁRIOS E FÃS DA MARCA DO QUEIXO CAÍDO

Mooney-M10T-Mokup-China-Air-Show-2014-Zhuha

A Mooney International desvendou ontem, terça-feira, 11 de Novembro,  no China Air Show 2014 em Zhuhai, China,  os primeiros modelos desenhados depois da compra da empresa por capitais chineses liderados por Cheng Yuan.

Depois de assumir a produção de fábrica da marca que se destacou pelo mítico 22 Mustang, e por aviões monomotores rápidos, de cabina pressurizada e com a inconfundível empenagem cortada em linha reta, a Mooney surpreendeu tudo e todos, não por ter resumido o portfólio de modelos, mas sobretudo por apresentar dois primeiros modelos desenhados desde a raiz após a tomada de posse da nova administração. Os modelos anteriores, que deram nome à marca, pertencem agora à História. Em vez dos metais e rebites, os novos modelos serão construídos em material composto e terão no seu ‘cuore’ motores a diesel.

Mooney-M10T-M20J

São então dois modelos, que  certamente deixaram os adeptos mais puristas da Mooney sem palavras, o M10T e o M20J, que de acordo com a marca vem preencher uma lacuna que existe no mercado no que toca à inovação de aeronaves de treino,  tornado-se assim uma óptima escolha para uma primeira fase de treino e adaptação aos modelos mais rápidos da Mooney como a família  M20.


Mooney-M10T-_Cockpit

O M10T é um monomotor essencialmente de treino de asa baixa, semi-monocoque, com trem retrátil, alimentado com um motor diesel CD-135 da Continental, com cabina de lugar duplo, lado a lado. A versão M20J oferece um up-grade carregado dos genes da Mooney, e com mais luxo, especialmente para pilotos ou clientes da construtora, com uma motorização mais potente o CD-155 da Continental.

Ambos os modelos ostentarão a última tecnologia turbo diesel disponível e poderão optar entre combustível diesel ou Jet, com consumos bastante econômicos, comparados com os seus irmão mais ‘raçudos’.

Embora este rollout surpreendente tenha sido anunciado em Zhuhai, China, e depois da Mooney International ter aberto um escritório na capital, Pequim, os responsáveis asseguraram que estes modelos não se destinam somente ao mercado asiático, mas também ao europeu e sobretudo norte-americano.

De acordo com o ventilado na feira, o modelo mais potente terá uma velocidade de cruzeiro de cerca de 170 kts. Não foram avançados consumos, mas sabemos que o CD-155 faz uma média de 5.5 GPH, ou seja 20 litros por hora.

CD-155-da-Continental---Mooney-M20J
Sem preços de referência, os responsáveis apenas afirmavam que o  avião será económico nas suas prestações e estará competitivo em termos de preço.
Comparando com alguns dos seus rivais, todos eles de 4 lugares, provavelmente o seu preço andará pelo 200 mil dólares, dependendo do nível de equipamento. As certificações e entregas estão previstas para 2017, prazo que a ser cumprido mostra um programa de testes e certificação agressivo. A Mooney  Internacional já aceita reservas.

fonte/foto/NewsAvia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA