MOONEY ANUNCIA NOVAS AERONAVES PARA OS PROPRIETÁRIOS E FÃS DA MARCA DO QUEIXO CAÍDO
A
Mooney International desvendou ontem, terça-feira, 11 de Novembro, no
China Air Show 2014 em Zhuhai, China, os primeiros modelos desenhados
depois da compra da empresa por capitais chineses liderados por Cheng
Yuan.
Depois de assumir a produção de fábrica da marca que se
destacou pelo mítico 22 Mustang, e por aviões monomotores rápidos, de
cabina pressurizada e com a inconfundível empenagem cortada em linha
reta, a Mooney surpreendeu tudo e todos, não por ter resumido o
portfólio de modelos, mas sobretudo por apresentar dois primeiros
modelos desenhados desde a raiz após a tomada de posse da nova
administração. Os modelos anteriores, que deram nome à marca, pertencem
agora à História. Em vez dos metais e rebites, os novos modelos serão
construídos em material composto e terão no seu ‘cuore’ motores a
diesel.
São então dois modelos, que certamente deixaram os adeptos mais puristas da Mooney sem palavras, o M10T e o M20J, que de acordo com a marca vem preencher uma lacuna que existe no mercado no que toca à inovação de aeronaves de treino, tornado-se assim uma óptima escolha para uma primeira fase de treino e adaptação aos modelos mais rápidos da Mooney como a família M20.
O
M10T é um monomotor essencialmente de treino de asa baixa,
semi-monocoque, com trem retrátil, alimentado com um motor diesel
CD-135 da Continental, com cabina de lugar duplo, lado a lado. A
versão M20J oferece um up-grade carregado dos genes da Mooney, e
com mais luxo, especialmente para pilotos ou clientes da construtora,
com uma motorização mais potente o CD-155 da Continental.
Ambos os
modelos ostentarão a última tecnologia turbo diesel disponível e
poderão optar entre combustível diesel ou Jet, com consumos bastante
econômicos, comparados com os seus irmão mais ‘raçudos’.
Embora este rollout
surpreendente tenha sido anunciado em Zhuhai, China, e depois da Mooney
International ter aberto um escritório na capital, Pequim, os
responsáveis asseguraram que estes modelos não se destinam somente ao
mercado asiático, mas também ao europeu e sobretudo norte-americano.
De
acordo com o ventilado na feira, o modelo mais potente terá uma
velocidade de cruzeiro de cerca de 170 kts. Não foram avançados
consumos, mas sabemos que o CD-155 faz uma média de 5.5 GPH, ou seja 20
litros por hora.
Sem preços de referência, os responsáveis apenas afirmavam que o avião será económico nas suas prestações e estará competitivo em termos de preço.
Comparando com alguns dos seus rivais, todos eles de 4
lugares, provavelmente o seu preço andará pelo 200 mil dólares,
dependendo do nível de equipamento. As certificações e entregas estão
previstas para 2017, prazo que a ser cumprido mostra um programa de
testes e certificação agressivo. A Mooney Internacional já aceita
reservas.
fonte/foto/NewsAvia
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