Pular para o conteúdo principal

POLÍCIA FEDERAL FAZ OPERAÇÃO CONTRA QUADRILHA QUE ADUTERAVA AVIÕES EM MATO GROSSO PARA TRÁFICO

Quarenta e oito mandados, sendo sete de prisão temporária, devem ser cumpridos pela Polícia Federal nesta terça-feira (4), em Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e Amazonas, durante a Operação 'Veraneio'. A operação visa desarticular uma quadrilha de tráfico internacional de drogas que atua no Brasil, Venezuela e Honduras, de acordo com a Polícia Federal. No Brasil, os criminosos adquiriam as aeronaves e as adulteravam para o transporte de drogas nos outros países.

Às 7h [8h no horário de Brasília], os agentes deram início ao cumprimento dos mandados. Além das prisões, a PF deve conduzir 17 pessoas à delegacia para prestar depoimento e cumprir 24 mandados de busca e apreensão. Em Mato Grosso, os mandados são cumpridos em SINOP e Sorriso, a 503 e 420 km de Cuiabá, respectivamente. Das sete prisões determinadas pela Justiça, quatro devem ocorrer em Sinop. As outras devem ser efetuadas em São Paulo.

Conforme a PF, a organização criminosa fazia adaptações nas aeronaves adquiridas no Brasil para o transporte de cargas e adulterava o prefixo (número de identificação da aeronave). A polícia não informou como era feita essa adulteração. Os aviões de pequeno porte levaram a droga entre Venezuela e Honduras. Depois disso, os integrantes da quadrilha abandonavam a aeronave e retornavam ao país em um voo comercial.

Já em Minas Gerais, a polícia cumpre mandados nos municípios de Belo Horizonte, Pará de Minhas e Formiga. Em São Paulo, além da capital, a operação foi deflagrada em outras sete cidades. São elas: Atibaia, Campinas,Tatuí, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Guarulhos e Ribeirão Preto. Devem ser efetuadas prisões em Campinas, Sorocaba, e na capital paulista. Também devem ser cumpridos mandados em Manaus e Tabatinga (AM).

Durante a investigação, foi apreendida, em julho de 2012, quase uma tonelada de droga. Os suspeitos estavam em um avião monomotor que sobrevoava Catacamas, em Honduras, que estava sendo rastreado desde a saída da Venezuela.

A aeronave foi forçada a pousar em uma estrada rural. No momento do flagrante, houve confronto com os policiais de Honduras, os dois suspeitos tentaram fugir e um deles morreu. O outro brasileiro foi mantido preso naquele país.

Além da polícia brasileira, policiais de Honduras, da Força Aérea Colombiana e da Agência Antodrogas dos Estados Unidos, dão apoio à operação. De acordo com a PF, o esquema começou a ser investigado em 2011. A estimativa é de que cerca de uma tonelada de droga fosse transportada por mês pelos criminosos.

fonte/G!-MT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA