terça-feira, 4 de novembro de 2014

POLÍCIA FEDERAL FAZ OPERAÇÃO CONTRA QUADRILHA QUE ADUTERAVA AVIÕES EM MATO GROSSO PARA TRÁFICO

Quarenta e oito mandados, sendo sete de prisão temporária, devem ser cumpridos pela Polícia Federal nesta terça-feira (4), em Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e Amazonas, durante a Operação 'Veraneio'. A operação visa desarticular uma quadrilha de tráfico internacional de drogas que atua no Brasil, Venezuela e Honduras, de acordo com a Polícia Federal. No Brasil, os criminosos adquiriam as aeronaves e as adulteravam para o transporte de drogas nos outros países.

Às 7h [8h no horário de Brasília], os agentes deram início ao cumprimento dos mandados. Além das prisões, a PF deve conduzir 17 pessoas à delegacia para prestar depoimento e cumprir 24 mandados de busca e apreensão. Em Mato Grosso, os mandados são cumpridos em SINOP e Sorriso, a 503 e 420 km de Cuiabá, respectivamente. Das sete prisões determinadas pela Justiça, quatro devem ocorrer em Sinop. As outras devem ser efetuadas em São Paulo.

Conforme a PF, a organização criminosa fazia adaptações nas aeronaves adquiridas no Brasil para o transporte de cargas e adulterava o prefixo (número de identificação da aeronave). A polícia não informou como era feita essa adulteração. Os aviões de pequeno porte levaram a droga entre Venezuela e Honduras. Depois disso, os integrantes da quadrilha abandonavam a aeronave e retornavam ao país em um voo comercial.

Já em Minas Gerais, a polícia cumpre mandados nos municípios de Belo Horizonte, Pará de Minhas e Formiga. Em São Paulo, além da capital, a operação foi deflagrada em outras sete cidades. São elas: Atibaia, Campinas,Tatuí, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Guarulhos e Ribeirão Preto. Devem ser efetuadas prisões em Campinas, Sorocaba, e na capital paulista. Também devem ser cumpridos mandados em Manaus e Tabatinga (AM).

Durante a investigação, foi apreendida, em julho de 2012, quase uma tonelada de droga. Os suspeitos estavam em um avião monomotor que sobrevoava Catacamas, em Honduras, que estava sendo rastreado desde a saída da Venezuela.

A aeronave foi forçada a pousar em uma estrada rural. No momento do flagrante, houve confronto com os policiais de Honduras, os dois suspeitos tentaram fugir e um deles morreu. O outro brasileiro foi mantido preso naquele país.

Além da polícia brasileira, policiais de Honduras, da Força Aérea Colombiana e da Agência Antodrogas dos Estados Unidos, dão apoio à operação. De acordo com a PF, o esquema começou a ser investigado em 2011. A estimativa é de que cerca de uma tonelada de droga fosse transportada por mês pelos criminosos.

fonte/G!-MT

Nenhum comentário:

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...