SUSTO - DE CORTAR A RESPIRAÇÃO
É impressionante como este voo que o vídeo documenta não resultou num acidente grave envolvendo duas aeronaves.
Steve
Thorne é um piloto privado canadiano, que voa por prazer, mas que tem
uma grande preocupação na segurança dos seus voos. Acredita que a
experiência é o melhor caminho para adquirir mecanismos de segurança, e
por isso coloca on-line vídeos didáticos, desde a sua aprendizagem como
piloto estudante.
Aprender com pequenos erros para evitar os grandes é o seu lema.
A
suas partilhas de vídeo, bem editados e com muitas explicações,
tornaram-se virais. Agora este canadense é seguido por milhares de
pilotos e estudantes de aviação, que privilegiam os seus conteúdos,
grafismos e explicações.
Steve, mais conhecido como Flight Chops,
recebe de vez em quando alguns vídeos de amigos que pedem para editar e
partilhar com toda a comunidade.
Neste vídeo, Zoe, uma amiga de
Steve , que filma toda a sua instrução com uma Go Pro fixa à cabeça,
efectuava um voo com o seu instrutor, depois de um solo, onde procuravam
limar alguns erros comuns que Zoe tinha, nomeadamente nas aproximações
lentas e curtas.
Para demonstrar o erro persistente em que Zoe
incorria, o instrutor deixou-a voar novamente uma aproximação curta e
lenta, ao aeroporto da Ilha de Toronto (Código ICAO – CYTZ).
Contudo
estavam a voar logo atrás de uma aeronave turbo-prop de média dimensão o
que originou na final uma esteira de turbulência forte.
Quando o
Cessna 172 de Zoe começa a ficar fora de controlo, o instrutor assume os
comandos aplicando potência máxima. O Cessna estava então numa atitude
problemática, que o levava inclusive a uma eminente colisão com a
aeronave em espera no táxi. O instrutor adaptou uma posição neutra aos
comandos, uma ação que mostrou ser a mais correta deixando o avião
recuperar sozinho do stall. (alarme de Stall ou Estol, ao minuto 1,29 do
vídeo).
Quem não se livrou do susto foi a Zoe, o seu instrutor e
os pilotos do avião em espera que nada poderiam fazer caso este Cessna
não recuperasse. O caso está a ser investigado pela autoridade canadiana
de aviação.
No restante vídeo podemos ver mais duas proezas desta
aluna. Uma quase colisão no ar, quando efectuava um solo, e
uma aproximação a um aeroporto com bastante tráfego, onde a indicação do
ATC foi de subida para fugir ao tráfego. Opção que quase a colocava
fora do voo VFR. Zoe ao aperceber-se da situação indicou que ia descer,
contrariando o pedido. De imediato o controlo adaptou-se à situação. O
mais importante é a segurança dos pilotos e passageiros.
Esteira
de Turbulência, é um fenômeno muito usual que pode levar a acidentes
graves. Trata-se uma perturbação deixada por outra aeronave na zona de
aproximação ou decolagem onde se registra uma circulação de massa de ar
em forma de vortex, resultantes do fluxo e arrasto deixados pelas asas
das aeronaves. Esta turbulência de esteira depende sobretudo do peso,
envergadura e configuração as aeronaves.
fonte/foto/NewsAvia
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