sexta-feira, 31 de outubro de 2014

FAB CONFIRMA TER ENCONTRADO AVIÃO CESSNA DESAPARECIDO EM RORAIMA

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou uma nota à imprensa, por volta das 18h (horário local), confirmando que o avião Cessna PP-FFR, do governo de Roraima, desaparecido com cinco pessoas a bordo desde o domingo (26), foi encontrado na tarde desta quinta-feira (30), a cerca de 200 quilômetros de Boa Vista, 'aparentemente sem grandes avarias'. Um bilhete deixado na aeronave foi encontrado pelos militares que faziam as buscas.

Na tarde desta quinta-feira, a Secretaria de Comunicação do governo informou, antes da confirmação da Aeronáutica, que a aeronave tinha sido 'encontrada em perfeito estado' em uma região de lavrado, sentido Sul do estado, mas os ocupantes ainda não haviam sido localizados.

Ainda de acordo com a FAB, não há informações sobre sobreviventes. O manuscrito, encontrado dentro do avião por dois paraquedistas de busca e salvamento, informava a 'intenção de deslocamento dos ocupantes', segundo a Força Aérea.

A nota termina informando que os militares permanecem na região e seguem por terra em busca de sobreviventes. Por telefone, um capitão da FAB destacou que, a princípio, as informações são apenas as que estão no comunicado oficial enviado à imprensa.

"O bilhete informa que eles estavam apenas abandonando o local do acidente e se deslocando em uma determinada direção", destacou, sem dizer se havia informações de qual direção foi tomada pelos ocupantes e sobre o estado de saúde deles.

Apesar da nota oficial do governo divulgada mais cedo, a Força Aérea e a Base Aérea de Boa Vista disseram, naquele momento, não poder confirmar a informação. "A qualquer instante, a gente pode ter a confirmação, mas não temos como confirmar antes do retorno dessa aeronave [de resgate]", informaram as assessorias.

Boatos
Durante toda a tarde desta quinta-feira, informações não confirmadas oficialmente de que os ocupantes da aeronave também haviam sido encontrados levaram familiares e amigos ao Aeroporto Internacional de Boa Vista. No começo da noite, nota oficial da Força Área Brasileira confirmou que apenas a aeronave foi localizada, mas nenhum tripulante ou passageiro estava no local do acidente.

Na aeronave, estavam o piloto, identificado como Nonato, um enfermeiro chamado Teixeira e duas pacientes, uma delas grávida de nove meses e outra com problemas na placenta.

De acordo com o chefe da Casa Militar, coronel Amaro Júnior, as equipes de busca continuam os trabalhos com apoio do Exército e do Corpo de Bombeiros. "Retomaremos as atividades na manhã desta sexta-feira (31)", afirmou.

Entenda o caso
Uma aeronave de pequeno porte, que seguia de Santa Maria do Boiaçu, região Sul de Roraima, para Boa Vista, desapareceu no último domingo (26). Conforme informações da assessoria de comunicação da FAB, o avião decolou às 11h50 e estava com o pouso previsto em Boa Vista para às 14h do mesmo dia. No trajeto, a aeronave perdeu a comunicação com o radar de controle aéreo e desapareceu.

A assessoria da FAB informou ainda que estavam a bordo cinco pessoas e que no início da manhã de segunda-feira (27), um helicóptero Black Hawk e uma aeronave C-105 Amazonas foram empregados nas buscas pelo Cessna.

fonte/G1

Dados da aeronave via RAB

MATRÍCULA: PPFFR
 
 
Proprietário:
GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
CPF/CGC:

Operador:
GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
CPF/CGC:

 
Fabricante:
CESSNA AIRCRAFT
Modelo:
U206G
Número de Série:
U20605090
Tipo ICAO :
C206
Tipo de Habilitação para Pilotos:
MNTE
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem:
1633 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
005


Categoria de Registro:
PUBLICA ADMINISTRACAO DIRETA ESTADUAL
Número dos Certificados (CM - CA):
11786
Situação no RAB:

Data da Compra/Transferência:
290103


Data de Validade do CA:
17/10/20
Data de Validade da IAM:
171015
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal
Motivo(s):

Consulta realizada em: 31/10/2014 07:28:44

Nenhum comentário:

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...