PESQUISA DESTACA POTENCIAL DE VOOS NO AEROPORTO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Passageiros embarcam no aeroporto de São José. Foto: Claudio Vieira Passageiros embarcam no aeroporto de São José. Foto: Claudio Vieira

O Aeroporto de São José dos Campos é o terminal com maior potencial de desenvolvimento no país entre os aeroportos regionais que fazem parte do programa de investimentos em logística pelo governo federal.

A informação é de um estudo elaborado pela empresa de consultoria de inteligência de mercado Urbans Systems, divulgado na quarta-feira.

O estudo envolveu cem terminais e aponta que, entre os 20 aeroportos regionais com potencial "muito alto" de desenvolvimento, 11 ficam em municípios do Sudeste, sete no Sul, um Nordeste e um no Centro-Oeste.

A classificação foi determinada por critérios de infraestrutura e localização, transporte de passageiros, de cargas e desenvolvimento imobiliário e receitas acessórias, indicando as melhores áreas potenciais para investimentos.

O Aeroporto de São José está à frente de terminais como os de Ribeirão Preto , Joinville - Lauro Carneiro de Loyola (SC), Campos dos Goytacazes (RJ) e Uberlândia (MG).

Investimento. Os aeroportos regionais brasileiros serão alvo de investimentos previstos no Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional, que prevê melhorias em 270 aeroportos regionais.

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) investiu R$ 16,6 milhões na melhoria do terminal que triplicou a sua capacidade, que era de 190 mil passageiros/ano. A área do terminal de passageiros pulou de 864 m2 para 5 mil m2.

O prefeito Carlinhos Almeida (PT) disse ontem que o terminal terá grande impulso com a ampliação.
“Um dos gargalos era o terminal. Isso foi resolvido. Agora temos que mostrar a atratividade do aeroporto”, afirmou.

Potencial. O presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial), Felipe Cury, disse que o terminal tem potencial, “mas não tem potência”.
“Potencial tem, porque que há demanda de passageiros.Faltam voos, horários flexíveis e mais empresas aéreas operando”, disse o dirigente.

O professor Cláudio Jorge Pinto Alves, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), disse que “sem discordar do belo esforço desenvolvido pela consultoria, sem dúvida, outros fatores incentivam ou desmotivam o uso do transporte aéreo. No caso de São José: a presença de um aeroporto com um leque muito maior de destinos como o de Guarulhos a 60km, reduz a atratividade local”. Ele disse acreditar que a pujança de São José garantiu o resultado na comparação com outros municípios.

“Somente agora se expandiu o terminal de passageiros. A expectativa, pelo que mostra o estudo, é que se ampliem ofertas de voo depois de concluída as obras em andamento”, afirmou.

Saiba mais
Potencial
Estudo afirma que o aeroporto de São José dos Campos é o que tem maior potencial de desenvolvimento entre os terminais regionais do país

Localização
Entre os motivos está a sua localização e logística

Ampliação
O aeroporto foi ampliado pela Infraero. Foram investidos R$ 16,6 milhões

Capacidade
Com as obras, o terminal triplicou a sua capacidade que era de 190 mil passageiros ano. O terminal tem 5 mil m2 


fonte/foto/G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog