Pular para o conteúdo principal

PESQUISA DESTACA POTENCIAL DE VOOS NO AEROPORTO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Passageiros embarcam no aeroporto de São José. Foto: Claudio Vieira Passageiros embarcam no aeroporto de São José. Foto: Claudio Vieira

O Aeroporto de São José dos Campos é o terminal com maior potencial de desenvolvimento no país entre os aeroportos regionais que fazem parte do programa de investimentos em logística pelo governo federal.

A informação é de um estudo elaborado pela empresa de consultoria de inteligência de mercado Urbans Systems, divulgado na quarta-feira.

O estudo envolveu cem terminais e aponta que, entre os 20 aeroportos regionais com potencial "muito alto" de desenvolvimento, 11 ficam em municípios do Sudeste, sete no Sul, um Nordeste e um no Centro-Oeste.

A classificação foi determinada por critérios de infraestrutura e localização, transporte de passageiros, de cargas e desenvolvimento imobiliário e receitas acessórias, indicando as melhores áreas potenciais para investimentos.

O Aeroporto de São José está à frente de terminais como os de Ribeirão Preto , Joinville - Lauro Carneiro de Loyola (SC), Campos dos Goytacazes (RJ) e Uberlândia (MG).

Investimento. Os aeroportos regionais brasileiros serão alvo de investimentos previstos no Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional, que prevê melhorias em 270 aeroportos regionais.

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) investiu R$ 16,6 milhões na melhoria do terminal que triplicou a sua capacidade, que era de 190 mil passageiros/ano. A área do terminal de passageiros pulou de 864 m2 para 5 mil m2.

O prefeito Carlinhos Almeida (PT) disse ontem que o terminal terá grande impulso com a ampliação.
“Um dos gargalos era o terminal. Isso foi resolvido. Agora temos que mostrar a atratividade do aeroporto”, afirmou.

Potencial. O presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial), Felipe Cury, disse que o terminal tem potencial, “mas não tem potência”.
“Potencial tem, porque que há demanda de passageiros.Faltam voos, horários flexíveis e mais empresas aéreas operando”, disse o dirigente.

O professor Cláudio Jorge Pinto Alves, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), disse que “sem discordar do belo esforço desenvolvido pela consultoria, sem dúvida, outros fatores incentivam ou desmotivam o uso do transporte aéreo. No caso de São José: a presença de um aeroporto com um leque muito maior de destinos como o de Guarulhos a 60km, reduz a atratividade local”. Ele disse acreditar que a pujança de São José garantiu o resultado na comparação com outros municípios.

“Somente agora se expandiu o terminal de passageiros. A expectativa, pelo que mostra o estudo, é que se ampliem ofertas de voo depois de concluída as obras em andamento”, afirmou.

Saiba mais
Potencial
Estudo afirma que o aeroporto de São José dos Campos é o que tem maior potencial de desenvolvimento entre os terminais regionais do país

Localização
Entre os motivos está a sua localização e logística

Ampliação
O aeroporto foi ampliado pela Infraero. Foram investidos R$ 16,6 milhões

Capacidade
Com as obras, o terminal triplicou a sua capacidade que era de 190 mil passageiros ano. O terminal tem 5 mil m2 


fonte/foto/G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA