COMISSÁRIA DE BORDO PASSA NATAL E REVEILLON NO AR HÁ 15 ANOS


Reportagem é uma homenagem aos "profissionais do ar"  que trabalham durante as festas de final de ano. Fui controlador de voo durante 5 anos e trabalha feliz durante as "festas"..o importante era manter a segurança dos passageiros que naquele momento cruzavam o espaço aéreo.


Feliz Natal aos comandantes, pilotos, comissários de voo, mecânicos e pessoal de terra.
  •  
A comissária Virgínia Chagas (Foto: Virgínia Chagas/Arquivo pessoal)A comissária Virgínia Chagas (Foto: Virgínia Chagas/Arquivo pessoal)


Nos últimos 15 anos, Virgínia, que mora em Santos, só passou a data com a família em duas ocasiões. Comissária de bordo da companhia aérea TAM, ela está acostumada a passar a noite do dia 24 – e também a virada de ano, no dia 31-- no ar, em pleno voo.

“No início eu costumava trabalhar no Natal e no Ano Novo. Agora, como já tenho mais tempo de empresa, consigo tirar ao menos um deles de folga”, conta.

Em vez de reclamar, o marido de Virgínia, que não trabalha na área de aviação, aproveitou o lado bom disso. Gilson Chagas sempre viaja com ela nessas datas comemorativas, já que a companhia oferece um bilhete gratuito a acompanhantes dos funcionários que estão de plantão nesses dias. “Nunca passei sozinha, ele sempre vai comigo”, diz a comissária.

Juntos, os dois já passaram o réveillon em cidades como Miami, Brasília, Natal e Foz do Iguaçu. “Em 2011 tive que trabalhar nos dois feriados e passamos o Natal em Londres e o Ano Novo em Paris. Meu marido adorou”, conta Virginia, que atualmente é chefe dos voos internacionais da empresa.
Neste ano, ela fará plantão no Ano Novo, mas, pela primeira vez, ficará no aeroporto, como possível substituta em caso de que algum funcionário não compareça. “Se ninguém faltar, volto para casa”, diz.

Mas não durante a virada, já que o último voo decola depois da 1h da manhã. O marido vai para Guarulhos ficar por perto, como sempre. Eles combinaram de fazer um “almoço especial” para substituir a ceia de Ano Novo.

A comissária, que antes de entrar para a área de aviação folgava todos os feriados de fim de ano, diz que já se acostumou à rotina atual. “O Ano Novo para mim é indiferente, mas no Natal eu fico um pouco mais sentida porque é uma festa mais familiar. De qualquer forma, para quem tem filho é mais sofrido, e eu não tenho”, diz ela. 

Brinde sem álcool
Segundo Virgínia, muitos dos passageiros que embarcam em voos durante o Natal e a virada de ano são pessoas que viajam sozinhas – aproveitando as promoções que costumam ser feitas para esses horários ou por não ter conseguido embarcar em outros voos mais disputados. “Mesmo em voos em que normalmente vão muitas famílias, como para a Flórida, você vê mais gente sozinha nesses horários”, diz a comissária.

Em alguns anos, a companhia distribuiu minigarrafas de espumante para os passageiros nessas datas. Em 2011, preparou um serviço de bordo com pratos típicos e receitas tradicionais da ceia de Natal.
Neste ano, desde o dia 18 a empresa vem sorteando um panetone de 500 g em cada voo nacional que decola dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo.

Virgínia conta que, como não podem consumir bebida alcoólica durante o trabalho, os comissários costumam brindar a virada do ano com uma mistura de tônica e suco de laranja, para não “passar em branco”. “É pra sentir que é champanhe, porque faz bolhinhas”, diz. Considera-se sempre a meia-noite no horário de Brasília.

Ela lembra que, em um ano, a equipe de cada classe ficou responsável por levar um tipo de comida (frutas, doces e salgados) para fazer uma pequena festa a bordo. "As tripulações são muito unidas", diz. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog