TJDF MANDA GOL DEVOLVER EM DOBRO SEGURO VIAGEM A 4 MILHÕES DE CLIENTES
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal determinou a Gol a devolução
em dobro da cobrança indevida do "seguro de assistência de viagem" a
mais de 4 milhões de clientes.
A ação foi ajuizada pelo Ministério Público do Distrito Federal
(MPDFT), em 2011, porque o site da empresa já trazia opção da compra do
seguro marcada, o que induzia os consumidores a erro. A decisão da 5ª
Vara Cível de Brasília considera que a empresa "ofendeu direitos básicos
dos consumidores ao induzir a compra do seguro de proteção individual
denominado 'assistência viagem premiada'".
Segundo o promotor Guilherme Fernandes, a ação pedia cerca de R$ 100 milhões em punições para a GOL:
além do ressarcimento em dobro aos 4 milhões de clientes que compraram o
seguro de R$ 3 sem querer (o que totaliza R$ 24 milhões), a ação pedia
R$ 10 para cada cliente em danos morais (R$ 40 milhões) e a destinação
de R$ 39 milhões para fundos de direitos coletivos de forma a evitar que
ações semelhantes voltem a acontecer.
A decisão, no entanto, condena a empresa VRG Linhas Aéreas a devolver
em dobro o seguro viagem que cobrava de seus clientes. A juíza julgou
improcedente o pedido de danos morais coletivos porque "os transtornos
advindos da contratação de um seguro (...) não configuram dano moral,
tratando-se de mero aborrecimento e chateação”.
Para receber os valores, segundo a decisão, os clientes deverão
comprovar a compra. O promotor Guilherme Fernandes estima "que menos de
1% dos consumidores" buscará receber o dinheiro de volta por isso o MP
deve pedir, depois de um ano, com base no Código de Defesa do
Consumidor, a destinação dos recursos para fundos de direitos coletivos.
A decisão, de julho deste ano, foi informada ao ministério público nesta segunda-feira, segundo o promotor Guilherme Fernandes.
A Gol recorreu da decisão no dia 10 de outubro, de acordo com o MPDF e o
TJDF. Procurada, a empresa não se pronunciou até a última atualização
desta reportagem.
fonte/G1
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