Pular para o conteúdo principal

ATR SAI DA PISTA EM PAPU NOVA GUINÉ



Um  ATR-42 -300, da Air Niugini, matrícula P2- PXY,  realizando um vôo de carga de Madang a Tabubil ( Papua Nova Guiné) com 3 tripulantes , rejeitou a decolagem da pista 25, mas ultrapassou o final da pista e veio parar nas margens do rio Meiro Creek às de 09:00 L ( 23:00 Z 18 outubro ) . 

Todos três tripulantes conseguiram sair do avião através das portinholas do cockpit , um sofreu ferimentos leves , todos três tripulantes foram liberados do hospital. A aeronave recebeu danos substanciais .

O Ministro da Aviação Civil da Papua confirmou que o avião de prefixo P2-PXY se envolveu hoje um acidente ( 19 out ) no aeroporto de Madang afirmando que " essas aeronaves de carga ( registo de marca P2- pxy ) saiu da pista a oeste e veio parar nas margens do Meiro CREEK fora da extremidade da pista 25 ". 

A aeronave recebeu danos na asa direita e no motor devido a um incêndio . Uma equipe de investigação foi mandada ao local. O ministro agradeceu especialmente serviços de resgate para a sua pronta resposta ao acidente. 

A aeronave pertence à Air Farn e foi arrendado para a Air Niugini sendo operado no COA da Air Niugini .Um observador no solo relatou  que a aeronave ultrapassou o final da pista quando tentava decolar.

Em 22 de outubro de 2013 a BEA francês informou em seu boletim semanal que o avião acelerou para decolar da pista 25, quando em rotação a engrenagem de nariz não se levantou para fora da pista , o capitão do vôo , disse em entrevistas pós voo os controles estavam muito pesado, e resolveu rejeitar a decolagem , a aeronave ultrapassou o final da pista , desceu um barranco de cerca de 3 metros , continuou por cerca de 100 metros , antes de impactar com a cerca do perímetro do aeroporto, fazendo com que a aeronave girar cerca de 45 graus , o motor direito pegou fogo , a aeronave deslizou para baixo em um pequeno riacho onde parou parcialmente submerso. 

O gravador de voz da cabine e dados de vôo não foram submersas e foram recuperadas em bom estado. O motor direito separou da asa e caiu no riacho. A investigação é conduzida pelas autoridades de Papua Nova Guiné.

Não há dados meteorológicos disponíveis. O Aeroporto Madang oferece uma pista (25/07) de 5170 feet/1580 metros de comprimento .


fonte/foto/AvHerald/Andrea/Wanaku

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA