ATR SAI DA PISTA EM PAPU NOVA GUINÉ



Um  ATR-42 -300, da Air Niugini, matrícula P2- PXY,  realizando um vôo de carga de Madang a Tabubil ( Papua Nova Guiné) com 3 tripulantes , rejeitou a decolagem da pista 25, mas ultrapassou o final da pista e veio parar nas margens do rio Meiro Creek às de 09:00 L ( 23:00 Z 18 outubro ) . 

Todos três tripulantes conseguiram sair do avião através das portinholas do cockpit , um sofreu ferimentos leves , todos três tripulantes foram liberados do hospital. A aeronave recebeu danos substanciais .

O Ministro da Aviação Civil da Papua confirmou que o avião de prefixo P2-PXY se envolveu hoje um acidente ( 19 out ) no aeroporto de Madang afirmando que " essas aeronaves de carga ( registo de marca P2- pxy ) saiu da pista a oeste e veio parar nas margens do Meiro CREEK fora da extremidade da pista 25 ". 

A aeronave recebeu danos na asa direita e no motor devido a um incêndio . Uma equipe de investigação foi mandada ao local. O ministro agradeceu especialmente serviços de resgate para a sua pronta resposta ao acidente. 

A aeronave pertence à Air Farn e foi arrendado para a Air Niugini sendo operado no COA da Air Niugini .Um observador no solo relatou  que a aeronave ultrapassou o final da pista quando tentava decolar.

Em 22 de outubro de 2013 a BEA francês informou em seu boletim semanal que o avião acelerou para decolar da pista 25, quando em rotação a engrenagem de nariz não se levantou para fora da pista , o capitão do vôo , disse em entrevistas pós voo os controles estavam muito pesado, e resolveu rejeitar a decolagem , a aeronave ultrapassou o final da pista , desceu um barranco de cerca de 3 metros , continuou por cerca de 100 metros , antes de impactar com a cerca do perímetro do aeroporto, fazendo com que a aeronave girar cerca de 45 graus , o motor direito pegou fogo , a aeronave deslizou para baixo em um pequeno riacho onde parou parcialmente submerso. 

O gravador de voz da cabine e dados de vôo não foram submersas e foram recuperadas em bom estado. O motor direito separou da asa e caiu no riacho. A investigação é conduzida pelas autoridades de Papua Nova Guiné.

Não há dados meteorológicos disponíveis. O Aeroporto Madang oferece uma pista (25/07) de 5170 feet/1580 metros de comprimento .


fonte/foto/AvHerald/Andrea/Wanaku

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas