HELICÓPTEROS RUSSOS COM SOTAQUE ANGLO-ITALIANO
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O Ministério da Defesa russo planeja receber em 2013 sete helicópteros AW-139, o preço do contrato é de pouco mais de 20 milhões de dólares. Os helicópteros anglo-italianos, montados sob licença na Rússia, serão os primeiros helicópteros de projeto estrangeiro colocado em serviço na Rússia.
Na Rússia sempre houve escassez de
helicópteros ligeiros, que incluem o AW-139. Na URSS, a posição de
monopólio neste nicho era ocupada pelo Mi-1, que foi produzido entre
1950 e 1965, e seu sucessor, o Mi-2, que foi produzido em série desde
1965 até 1998. No entanto, o principal produtor de máquinas ligeiras de
projeto soviético era a Polônia – a licença e a documentação do projeto
eram entregues à companhia PZL-Swidnik. Na década de 90, após o colapso
do Pacto de Varsóvia e da União Soviética, a cooperação com os
fabricantes de helicópteros poloneses cessou, e na Rússia começaram a
desenvolver suas próprias máquinas desta classe.
Todos
os projetos – o Mi-34, o Ansat, o Ka-60 – têm uma coisa em comum: a
ausência de um motor moderno de classe ligeira de produção doméstica.
Como resultado, nenhuma dessas opções chegou a ser produzida em série. O
programa Mi-34, aparentemente, será fechado. O Ansat, em pequenas
séries, está sendo construído sob encomenda do Ministério da Defesa com
um motor estrangeiro. A máquina de Kamov passou por uma mudança radical,
tornando-se o Ka-62, que é semelhante ao Ka-60 só em linhas e no
esquema que utiliza um rotor de cauda do tipo Fenestron.
O
Ka-62 é considerado uma máquina bastante promissora. Ele já tem o
primeiro contrato de exportação – nos anos de 2015-16 sete helicópteros
deste tipo irão para o Brasil. Nele está interessado também o exército
russo. No entanto, o primeiro voo da nova máquina ocorrerá somente em
agosto e setembro de 2013, após o qual começarão testes de máquinas de
pré-produção.
Como resultado, a construção em
Tomilino, perto de Moscou, do empreendimento comum Helivert, criado pela
empresa Helicópteros da Rússia e a empresa AugustaWestland, foi uma
resposta natural às necessidades do mercado. Caso contrário, ele teria
de ser entregue completamente aos produtores estrangeiros.
Os
primeiros AW-139 no exército russo serão destinados para o transporte
de comandantes. Mas em teoria, o campo de utilização de máquinas
ligeiras pode ser mais amplo, incluindo a inteligência, o transporte de
cargas leves, transporte e ejeção de unidades de forças especiais,
missões sanitárias e de resgate, e muito mais. Para esses fins
atualmente é usado o helicóptero Mi-8 no valor de 7-10 milhões de
dólares, um peso de decolagem de 13 toneladas, e com a respectiva
potência do motor e correspondente consumo de combustível. Nesta
situação, o uso de AW-139 e a perspectiva de produção nas instalações de
Helivert de um helicóptero monomotor ligeiro especialmente concebido
para a Rússia pode ser a melhor solução. Ele irá preencher a falta de
máquinas ligeiras, a demanda pelas quais, nos próximos anos, vai
continuar a crescer.
fonte/VozDaRussia
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