GPS AJUDARÁ NA INVESTIGAÇÃO SOBRE QUEDA DE PLANADOR EM BEBEDOURO, SÃO PAULO

Um equipamento de GPS irá ajudar peritos da Força Aérea Brasileira (FAB) a investigar as causas da queda de um planador em Bebedouro (SP), disse o capitão aeronático Marcus Silveira nesta segunda-feira (23), em visita do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) ao aeroclube do município.

O dispositivo de coordenadas via satélite, encontrado dentro do aeroplano modelo IPE Nhapecan – que não possui caixa preta –, dará pistas sobre o deslocamento da aeronave antes de perder altitude e bater "de bico" no solo, durante uma aula de pilotagem no último domingo (22), quando um instrutor de 51 anos e um aluno de 30 anos ficaram gravemente feridos.

Com o GPS, dados como velocidade, altura e razão de descida poderão ser detectados, confirmou Silveira. "Tudo na aeronave é do nosso interesse. (...) Com isso a gente vai montar a cena do acidente, todo o percurso que ela fez", disse.

A ausência de equipamentos como freios aerodinâmicos no planador, segundo o capitão da FAB, também pode facilitar as investigações. "Isso garante a ela um desempenho um pouco mais previsível", afirmou Silveira.

Ele estima que o primeiro laudo sobre as causas da queda deve sair em até um ano, tempo em que serão ouvidos o instrutor, o aluno, além de um piloto rebocador que viu o acidente. "O nosso objetivo é descobrir quais são os fatores contribuintes, mostrar para toda a comunidade aeronáutica e poder evitar acidentes no futuro."

O acidente
Um instrutor de voo de 51 anos e um aluno de 30 anos ficaram gravemente feridos na queda de um aeroplano IPE Nhapecan no início da tarde deste domingo (22) dentro do aeroclube de Bebedouro (SP). Segundo o presidente do aeroclube, Angelo Sérgio Hermine, esse era o primeiro voo do dia no local e o planador estava em procedimento de pouso quando perdeu altitude e caiu. A aeronave, informou Hermine, estava com manutenção em dia e documentação regularizada.
 
Socorro As vítimas foram socorridas pelos bombeiros e encaminhadas ao Hospital Municipal. O rapaz de 30 anos, que fazia a aula no momento da queda, teve diversas fraturas pelo corpo e traumatismo craniano e foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Bebedouro.

O instrutor de voo passou por cirurgia na perna e está em observação no Hospital Municipal. Ele também sofreu traumatismo craniano, mas não corre risco de morte.

fonte/G1SP/RibPretp/foto/ClaytonCastelani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog