INCIDENTE COM AIRBUS A380 DA EMIRATES NO CANADA

Um Airbus A380-800 da Emirates Airlines, matrícula A6-EDD,  realizando o voo EK-241 de Dubai (Emirados Árabes) para Toronto, ON (Canadá) com 530 pessoas a bordo, declarou emergência quando efetuava aproxiação para Toronto.

A aeronave foi instruída a entrar em espera devido ao congestionamento de tráfego como resultado de condições climáticas. Depois de orbitar por cerca de 25 minutos a aeronave foi vetorizada para uma aproximação final para a pista 15R de Toronto e liberada para pousar, no entanto, a tripulação abortou quando estava a cerca de 600 pés AGL devido a um alerta de windshear, outra aeronave que estava para decolar na 15L foi cancelada devido ao go-around.

A tripulação decidiu desviar para Ottawa declarando emergência indicando que pode precisar reduzir sua reserva de combustível final em 30 minutos em caso de eventuais atrasos. A aeronave subiu para FL230 em rota para Ottawa, a tripulação relatou 6,3 toneladas de fuel/14000 libras de combustível a bordo e cancelou sua emergência sob a condição de que eles fossem vetorados diretamente para uma aproximação RNAV para a pista 14. 

A aeronave pousou em segurança na pista 14 cerca de 50 minutos depois de abortar a aproximação em Toronto, com mais combustível do que reserva final restante e depois chegar a realizar uma parada descobriram que precisavam realizar um backtrake o que causou outro cancelamento de aproximação em Ottawa.
 
As condições meteorológicas no Aeroporto de Toronto eram difíceis em todo o dia 01 de junho, a torre informou ventos de 110 graus em torno de 30 nós com rajadas até 40 nós e houve alertas de windshear, também instruiur um número de grande número de aeronaves a retornar devido a fortes rajadas na aproximação. Como resultado, diversas aeronaves tanto nos voos domésticos e internacionais  declararam mínimo de combustível.


A AvHerald normalmente não relata estas ocorrências, pois é basicamente um desvio de tempo relacionada a tripulação no curso da ação de segurança em todas as vezes que declaram emergência como medida de precaução,  apenas para evitar atrasos durante os desvios e para evitar de problemas com o combustível remascente.


No entanto, devido as reportagens divulgadas pela mídia sugerindo que a aeronave quase caiu, por falta de combustível ou as 5000 libras de combustível remanescente abaixo de reserva de combustível final, a AvHerald decidiu cobrir esse vôo.

Metars Toronto:
CYYZ 012341Z 10019G26KT 4SM -RA BR OVC005 14/ RERA RMK SF8
CYYZ 012317Z 09015G28KT 4SM -RA BR OVC004 13/ RERA RMK SF8
CYYZ 012300Z 10022G27KT 2 1/2SM +RA BR OVC004 13/13 A2953 RMK SF8 SLP003
CYYZ 012200Z 10022G29KT 2 1/4SM +RA BR OVC005 13/13 A2956 RMK NS8 SLP013
CYYZ 012125Z 09018G32KT 5SM -RA OVC004 13/ RMK SF8
CYYZ 012100Z 10023G30KT 15SM OVC004 13/12 A2961 RERA RMK SF8 SLP028
CYYZ 012053Z 09018G30KT 15SM OVC004 13/ RERA RMK SF8
CYYZ 012022Z 10017G26KT 6SM +SHRA OVC005 13/ RMK SF8
CYYZ 012000Z 09017G25KT 12SM VCSH OVC007 13/12 A2964 RMK SF8 SLP040
CYYZ 011951Z 10015G26KT 15SM OVC006 13/ RMK SF8

Metars Ottawa:
CYOW 020100Z 07014G19KT 8SM -RA OVC058 12/10 A2982 RMK SC8
CYOW 020000Z 06011G17KT 5SM -RA BKN061 OVC095 12/10 A2986 RMK SC5AS3 SLP113
CYOW 012300Z 08007KT 10SM -RA OVC058 13/10 A2990 RMK SC8 SLP127
CYOW 012200Z 06008KT 15SM -RA SCT050 OVC095 13/10 A2992 RMK SC3AS5 SLP133
CYOW 012100Z 07011KT 15SM -RA FEW060 OVC090 13/09 A2993 RMK SC2AS6 SLP137
CYOW 012000Z 06009KT 12SM -RA SCT065 OVC080 13/10 A2996 RMK SC3AS5 SLP149
CYOW 011900Z 06009KT 15SM -RA SCT065 OVC095 14/08 A2998 RMK SC4AS4 SLP156  

fonte/AvHerald
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