SATA EM BREVE COM VOOS PARA O BRASIL

A SATA Internacional está mesmo a ultimar os preparativos para começar a voar uma vez por semana entre Lisboa e Salvador, uma linha que a TAP opera uma vez por dia há vários anos, e a expectativa da Bahia é de que a operação comece já no final do próximo mês, conforme avançou ao PressTUR o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli.



Foto: João Ramos/Bahiatursa

“A nossa esperança é que no dia 28 de Junho aconteça o primeiro voo”, afirmou Leonelli, que garantiu o empenho institucional das autoridades baianas na obtenção das autorizações da parte do Brasil para a SATA iniciar os voos.

Em meados de Fevereiro, a propósito das notícias publicadas na imprensa portuguesa que davam conta de que a SATA solicitara autorizações para voar para o Brasil, a companhia emitiu um “esclarecimento” em que dizia que a solicitação de autorizações “é uma situação habitual no sector da aviação e tem como objectivo procurar garantir licenças de exploração para rotas cuja operação se coaduna com a frota e rede de distribuição da SATA”.


“Neste momento, não há qualquer operação programada da SATA com vista à realização de voos regulares para o Brasil”, dizia ainda o esclarecimento, divulgado a 15 de Fevereiro, a propósito das notícias que davam conta de que o INAC tinha autorizado os voos para Salvador solicitados pela SATA.


Em finais de Abril, o PressTUR teve acesso a uma fotografia de uma reunião entre representantes da SATA e o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, acompanhado pela director de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França.
Foi a propósito dessa reunião que o PressTUR indagou junto de Domingos Leonelli o que estava em preparação.

PressTUR: Vimos que recebeu representantes da SATA. O que é que está em preparação?

Domingos Leonelli: Nós comprometemo-nos com todo o apoio institucional, eles estão-se mobilizando junto à ANAC, tiveram também uma reunião com a Embratur e acho que as coisas estão andando. A nossa esperança é que no dia 28 de Junho aconteça o primeiro voo.

PressTUR: E é um voo regular?

Domingos Leonelli: É um voo regular

PressTUR: Quantas vezes por semana?
Domingos Leonelli: A ideia inicial é fazer um voo por semana

PressTUR: Em concorrência com a TAP...
Domingos Leonelli: A TAP não tem concorrência. Tenho a impressão que é uma coisa complementar. A TAP é nossa parceira fundamental, a TAP tem sido uma parceira da Bahia muito importante, não só para Portugal como para toda a Europa.
Nós temos feito vários workshops e road-shows com a TAP em vários países, principalmente em Espanha, Itália, França e tenho a certeza que isso vai ajudar o fluxo de Portugal para a Bahia como da Europa para a Bahia.

PressTUR: Quando diz que deram todo o apoio institucional significa apoio para a autorização pela ANAC?
Domingos Leonelli: Também. A Senador [eleita pela Bahia] Lídice da Mata já ligou para o presidente da ANAC, pedindo pressa na decisão, e o nosso Governador Jacques Wagner também já se envolveu. Estamos solicitando às autoridades federais que façam da maneira mais rápida possível essa movimentação.

PressTUR: E também vão apoiar em termos de promoção?

Domingos Leonelli: Vamos ter actividades promocionais conjuntas com a SATA directamente e de uma maneira geral promovendo o destino Bahia em Portugal e nos Açores especificamente.

PressTUR: O voo começa nos Açores?
Domingos Leonelli: O voo começa nos Açores e tem também Lisboa - Salvador.

PressTUR: E tem expectativa de mais voos de Portugal, designadamente de charters?
Domingos Leonelli: A nossa directoria de Relações Internacionais está negociando algumas hipóteses de voos charters que complementem... Mas nós temos menos necessidade de voos charters com Portugal, porque a TAP cobre bem. Então os operadores têm preferido bloquear lugares na TAP. O que nós desejamos muito é que a TAP também aumente o número de frequências para Salvador. Esse voo da SATA pode ser uma demonstração para a TAP de que o mercado comporta [mais voos]...

PressTUR: Uma espécie de “lição”?
Domingos Leonelli: Não, não, a TAP não precisa de “lição” nenhuma. A TAP dá-nos “lições” de competência, mas achamos que é um estímulo ao mercado, que é o papel do Estado. O nosso papel não é encher voos. O nosso papel é estimular, promover o destino Bahia para facilitar e fortalecer esse trabalho que a TAP já vem realizando. Nós temos perfeita consciência do imenso papel que a TAP tem exercido ao longo de décadas para a Bahia. Lisboa constituiu-se  no hub para a Europa dos baianos e brasileiros. E a SATA é muito bem vinda, estamos dando todo o apoio e todo o estímulo, mas sem em qualquer momento estabelecer paralelos ou comparativos com a TAP, que tem um lugar muito especial.

PressTUR: O mercado português caiu em 2011 para a Bahia...
Domingos Leonelli: Caiu para o Brasil de uma maneira geral

PressTUR: Mas muito pouco, em 2,8%...
Domingos Leonelli: Nós não podemos impressionar-nos com oscilações de mercado. São vários factores que se incluem nisso. Taxa de câmbio, maior interesse momentâneo dos operadores e agentes de viagens por outros mercados. A meu ver, como gestores do turismo do Estado, o que nós temos que observar são as tendências e a tendência geral é de crescimento.

PressTUR: Tem havido alguma falta de promoção turística em Portugal. Aliás ainda não há muito tempo o administrador da TAP Luiz Mór dizia ter “saudades” de maior presença promocional dos estados do Nordeste, designadamente da Bahia...

Domingos Leonelli: Eu não quero comentar declarações de Mór, que é um grande amigo. Mas penso que ele não está levando em conta as acções que estamos a realizar com a TAP. No ano passado fui a Valência, a Barcelona, a Milão, tudo com a TAP, em promoções bancadas conjuntamente com a Bahia.

PressTUR: O reparo referia-se principalmente ao mercado português...

Domingos Leonelli: Talvez, mas isso pode ser corrigido facilmente. A questão é que os nossos recursos são muito limitados. E eu tenho registado isso. Ainda ontem registei na Câmara dos Deputados que o Brasil não pode gastar apenas 26 milhões de reais por ano na sua promoção internacional para o mundo inteiro. É muito pouco. A promoção internacional não pode ficar a cargo dos estados, que não têm recursos suficientes para isso. E o que quero dizer é que talvez o Mór tenha saudades de um tempo em que por dois ou três anos a única frequência diária para Salvador era da TAP. Hoje, graças a Deus, nós temos também uma frequência de Madrid, tínhamos até há poucos dias charters de Milão, temos um voo diário de Miami para Salvador e obviamente o nosso dinheiro de promoção não esticou o suficiente... Mas pelo que sei as taxas de ocupação dos aviões da TAP estão muito bem.

PressTUR: A Bahia vai sedear em 2013 a BNTM. Já definiram em que destino vai ser?

Domingos Leonelli: Já, em Salvador




fonte/PressTur
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