RIO-SÃO PAULO É 2A. PONTE AÉREA MAIS CHEIA DO MUNDO

A ponte aérea Rio de Janeiro - São Paulo é a segunda mais lotada do mundo, carregando cerca de 8 milhões de passageiros, segundo estudo da consultoria Amadeus deste mês de maio, que compara dados do ano passado com 2010. O trânsito áreo entre as duas capitais brasileiras só tem menos gente que entre duas cidades na Coréia, Jeju e Seoul, por onde passaram quase 10 milhões de pessoas em 2011.

O Brasil também teve o segundo maior crescimento mundial no número de passageiros de 2010 para 2011, um aumento de 17% , que levou o trânsito de passageiros para além dos 82,3 milhões. O crescimento só é menor que o do Chile, onde o aumento foi de 21%, para 9,3 milhões de passageiros.

Em número absolutos, de novo o Brasil teve o segundo maior crescimento. Os Brics foram destaque - "sem surpresa", segundo a consultoria -, nesses termos. A China teve 19 milhões de passageiros a mais no ano passado, em comparação com 2010. O Brasil teve aumento de 12 milhões; a Índia, de 8 milhões e a Rússia, de 6 milhões. A Indonésia teve o quinto maior aumento absoluto, com mais 5 milhões de passageiros transportados.  

A pesquisa compara dados de 2011 com 2010 quanto à demanda de passageiros entre regiões, países e de aeroportos específicos e não considera as escalas realizadas. Os dados são coletados de fontes governamentais e de empresas aéreas, segundo a consultoria.

Continentes
A Ásia lidera o crescimento mundial de viagens e detém sete das dez ponte-aéreas mais procuradas. Três das maiores rotas estão no Japão, duas na China, uma na Índia e outra, a mais lotada do mundo, na Coréia.

O tráfego da Ásia para a Europa caiu 2%, sendo a única região em que houve queda considerável no período, diz a consultoria.

O trânsito entre Europa e América do Norte continua o mais cheio, com mais de 60 milhões de passageiros em 2011, seguido pelo entre Ásia e Europa, com mais de 53 milhões, e América Latina e do Norte, com 47 milhões.

fonte/G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog