Pular para o conteúdo principal

PILOTOS DA IBERIA ENTRAM EM GREVE, 150 VOOS SÃO CANCELADOS


Os pilotos da companhia aérea espanhola Iberia, parte da International Airlines Group, entraram em greve nesta segunda-feira, deixando em terra 150 voos no primeiro dia de uma série de 30 paralisações contra a criação da unidade de baixo custo Iberia Express. 

Na semana passada, a Iberia recorreu à justiça para impedir a greve dos pilotos e comissários de bordo planejada para os próximos meses e para buscar compensação por 12 dias de paralisações entre dezembro e março. 

As greve chegaram a ser suspensas em março e pilotos entraram em negociações com a companhia. Mas as discussões fracassaram. 

O sindicato de pilotos, o Sepla, afirma que a Iberia Express é uma ameaça a empregos e condições de trabalho, mas a companhia diz que é vital para aumentar sua lucratividade. 

A Iberia estima que as greves causarão perdas de € 3 milhões (US$ 3,92 milhões) por dia. 

Nesta segunda-feira, o site da Iberia mostrava mais de 150 voos cancelados, incluindo para destinos dentro da Espanha, ao redor da Europa e para a América Latina. 

Os pilotos, que planejam cruzar os braços a cada segunda e sexta-feiras até julho, afirmam que o novo serviço de baixo custo da Iberia viola acordos acertados quando a companhia e a British Airways se fundiram para formar a International Consolidated Airlines Group. 

Eles afirmam que 8 mil empregos serão perdidos, conforme a Iberia transfere aviões para a subsidiária de baixo custo. 

A IAG e a Iberia afirmam que a nova subsidiária é a única maneira de tornar a deficitária unidade espanhola lucrativa. 

fonte/Reuters/FolhaSP
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA