segunda-feira, 9 de abril de 2012

PILOTOS DA IBERIA ENTRAM EM GREVE, 150 VOOS SÃO CANCELADOS


Os pilotos da companhia aérea espanhola Iberia, parte da International Airlines Group, entraram em greve nesta segunda-feira, deixando em terra 150 voos no primeiro dia de uma série de 30 paralisações contra a criação da unidade de baixo custo Iberia Express. 

Na semana passada, a Iberia recorreu à justiça para impedir a greve dos pilotos e comissários de bordo planejada para os próximos meses e para buscar compensação por 12 dias de paralisações entre dezembro e março. 

As greve chegaram a ser suspensas em março e pilotos entraram em negociações com a companhia. Mas as discussões fracassaram. 

O sindicato de pilotos, o Sepla, afirma que a Iberia Express é uma ameaça a empregos e condições de trabalho, mas a companhia diz que é vital para aumentar sua lucratividade. 

A Iberia estima que as greves causarão perdas de € 3 milhões (US$ 3,92 milhões) por dia. 

Nesta segunda-feira, o site da Iberia mostrava mais de 150 voos cancelados, incluindo para destinos dentro da Espanha, ao redor da Europa e para a América Latina. 

Os pilotos, que planejam cruzar os braços a cada segunda e sexta-feiras até julho, afirmam que o novo serviço de baixo custo da Iberia viola acordos acertados quando a companhia e a British Airways se fundiram para formar a International Consolidated Airlines Group. 

Eles afirmam que 8 mil empregos serão perdidos, conforme a Iberia transfere aviões para a subsidiária de baixo custo. 

A IAG e a Iberia afirmam que a nova subsidiária é a única maneira de tornar a deficitária unidade espanhola lucrativa. 

fonte/Reuters/FolhaSP
Enhanced by Zemanta

Nenhum comentário:

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...