GOL NEGOCIA VENDA DE MAIS 17% PARA DELTA AIRLINES

A Gol está negociando o aumento de participação da americana Delta Airlines no capital da companhia dos atuais 3% para 20%, limite estabelecido pela legislação. A Folha apurou que o presidente da Gol, Constantino Junior, conduz as conversas, que ganharam força no último mês.

O objetivo é tentar resolver os problemas atuais de aumento elevado de custos, (principalmente do combustível) e alta de tarifas, fatores que acabam impactando os investimentos que a companhia terá de fazer nos próximos anos. Pessoas próximas às negociações afirmam que a Delta Airlines já mostrou interesse em ampliar sua participação na Gol. A empresa já teria até representantes no Conselho de Administração da companhia brasileira. A companhia norte-americana acredita que será possível ampliar a participação da Gol, reduzindo ainda mais a diferença com a TAM, que está na liderança do setor.

Consultada, a Gol negou que, neste momento, esteja negociando com a Delta. Até a conclusão desta edição, a Folha não conseguiu contato com a empresa americana, nem no Brasil nem nos EUA. A TAM, líder do setor, tem 20% de participação da chilena LAN, com quem se fundiu em agosto de 2010.

As duas empresas pressionavam o governo para tentar aumentar a participação estrangeiras no setor dos atuais 20% para 49%. Recentemente, em uma iniciativa isolada, um representante da TAM em Brasília tentou emplacar a mudança por meio de uma medida provisória que nada tinha a ver com o assunto. A estratégia não prosperou. A recusa foi um recado de que essa modificação não será efetuada. Desde então, as companhias desistiram desse pleito e focaram a negociação por um pacote de "ajuda" com o governo que permita a redução dos custos.

ALTA

O cenário das companhias não é dos melhores. No ano passado, TAM e Gol registraram prejuízos que, somados, atingiram R$ 1 bilhão. As empresas vêm de uma disputa tarifária que buscou estimular a ocupação de suas aeronaves. Nesse período, o preço dos combustível disparou. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), ele já responde por 40% das despesas das companhias aéreas. Na média, atualmente 32% do preço de um bilhete é o combustível de aviação. Há cinco anos, esse índice girava em torno de 15%. Em uma viagem mais longa, como a Rio Branco (AC), o peso do combustível chega a 80% do preço da passagem.

Por isso, TAM e Gol pedem maior controle no preço do querosene de aviação, que é, basicamente, fornecido pela Petrobras. Elas também querem desoneração da folha de pagamento, redução de ICMS, PIS e Cofins. Nos bastidores, as companhias já contam com a aprovação de uma medida provisória -o "pacote de incentivos"- em maio. Mas a realidade é que as negociações estão emperradas porque o Ministério da Fazenda não encontrou uma fórmula que "alivie" a conta para as empresas sem que haja perda drástica de receita.

Enquanto isso não ocorre, as empresas cortam voos, demitem funcionários e adiam a compra de aviões. A Gol é que está em uma situação mais confortável, justamente porque ainda pode negociar aumento de capital estrangeiro. 

fonte/FolhaSP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog