TERMINAL EM CUMBICA QUE IRIA INAUGURAR ESTE MÊS TEM DESABAMENTO

O terminal remoto de passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos, que seria inaugurado no próximo dia 20 –segundo anúncio realizado nesta sexta-feira (2)– registrou um acidente por volta das 14h de hoje. Parte da estrutura metálica do futuro terminal desabou, deixando dois operários feridos. Eles sofreram escoriações leves, foram atendidos pela equipe médica do aeroporto e pelos bombeiros no local e liberados.

A Infraero (estatal que administra os aeroportos) disse que a obra é de responsabilidade da construtora Delta.  Em nota, a empresa informa que uma parte da estrutura auxiliar de sustentação dos dutos de ar-condicionado cedeu e que a situação na obra foi normalizada. A companhia não informou se a data da inauguração do terminal será alterada.

A obra do terminal remoto está orçada em R$ 85,7 milhões e a empresa Delta foi contratada sem licitação. Por isso, a obra chegou a ser suspensa pela Justiça Federal em setembro. A construção do terminal está incluída na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal, que prevê a ampliação dos aeroportos brasileiros para os grandes eventos esportivos dos próximos anos, principalmente a Copa do Mundo de 2014.

Quando pronto, o terminal remoto permitirá a ampliação da capacidade de atendimento do aeroporto dos atuais 20,5 milhões de passageiros por ano para 26 milhões. O terminal está sendo construído na área de um hangar de cargas desativado da falida Vasp, com 12,2 mil metros quadrados.

Voos domésticos

O terminal servirá exclusivamente para voos domésticos –que somam mais de 60% do movimento total do aeroporto de Cumbica. Segundo fontes do setor, a Gol deve ser a companhia área escolhida pela Infraero para transferir suas operações para lá. A segunda opção é a Webjet. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Para a Infraero, é vantajoso migrar toda a operação doméstica de uma companhia de grande porte como a Gol para um terminal só. Colocar uma empresa menor para operar no terminal remoto não daria o resultado que a estatal mais deseja: desafogar as filas e o tumulto de passageiros em Cumbica. Em nota, porém, a empresa diz que não dará nenhuma "informação oficial nesse sentido".

Um representante do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) diz que a mudança da Gol para o terminal "vai criar confusão", pois a companhia também opera conexões internacionais –tem voos para Buenos Aires, Santiago, Punta Cana e Caracas, entre outros.

fonte/Estado/AgBrasil/UOL


Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog