UM AIRBUS A340 DA AEROLÍNEAS ARGENTINAS QUASE SE CHOCA COM BOEING DA AA NOS ESTADOS UNIDOS NO DIA 18 DE AGOSTO
Poucas pessoas sabiam, mas no dia 18 de agosto, um Airbus da Aerolineas Argentinas e um Boeing da American Airlines, estavam prestes a colidir no céu da Flórida, EUA.
Segundo pesquisa da CBS, o impacto foi frustrado por um milagre e é atribuído a manobra do pobre piloto argentino.
O site da CBS reproduz imagens da torre de controle e a voz do controlador pode ser ouvido pedindo ao Airlines piloto de cancelar a sua manobra de pouso e subir para 3.000 pés (1.000 metros), mas o comandante da aeronave demora para reagir . Toda a manobra ocorre em segundos.
A gravação de áudio e vídeo do incidente foi divulgado pelo Federal Aviation Administration EUA a pedido da CBS.
"Argentina 1302-diz o controlador de tráfego aéreo, vire a direita, senhor ..... vire à direita, tráfego na final na pista paralela. "
Apesar destas advertências, as imagens de radar mostram os dois pontos, representando duas aeronaves de grande porte e cerca de 430 passageiros a bordo, quase misturar em um só.
O incidente é conhecido dentro do círculo fechado dos controladores do tráfego aéreo na NMAC por sua sigla em Inglês, "uma colisão no ar perto" ou colisão perto no ar.
"Flight 1302-repete na fita, não desça, manter os 3.000 pés, senhor, mantenha 3000 e vire à direita".
O Airbus 340 da Aerolineas Argentinas não fez a curva que tinha que fazer e passou por cima do Boeing 737 da AA que estava pousando.
"Eu preciso de você mantenha 3.000 (pés), senhor, para dizer ao piloto do Airbus argentino para s e curvar e manter 3.000 pés. Nós cancelamos sua autorização para aproximação.
A voz na fita é de Molly Welsh. "No meio do "incidente" ela ainda está falando sem parar e não para de trabalha, disse depois de Molly, uma veterana com 23 anos na torre de controle. "Eu tentei pedir-lhe que imediatamente voltasse ao seu rumo, aí percebi que era tarde demais para isso."
A cerca de 3.000 pés o Airbus 340 passou ao largo da pista 9 e ainda está voando em outro curso que leva a 8 L, localizado a cerca de 1,6 km. de distância. Então o Airbus voou de encontro ao Boeing 737 que estava pousando na 8 L.
Foi a voz de Moly e suas instruções que impediram que as duas aeronaves se chocassem, evitando um desastre por 274 metros de distância. "Primeiro eu disse, 'Oh não". Então, instintivamente eu fiz algo com a esperança de mantê-los longe, basicamente ", disse ela.
Sem uma ação para separar o Airbus no último segundo, a Aerolineas Argentinas teria descido um acima do avião da American Airlines. "Eles estavam um em cima do outro, disse Moly.
De acordo com um relatório do Congresso dos EUA lançado em outubro, graves erros operacionais de companhias aéreas triplicaram nos últimos três anos naquele país.
O incidente é conhecido dentro do círculo fechado dos controladores do tráfego aéreo na NMAC por sua sigla em Inglês, "uma colisão no ar perto" ou colisão perto no ar.
"Flight 1302-repete na fita, não desça, manter os 3.000 pés, senhor, mantenha 3000 e vire à direita".
O Airbus 340 da Aerolineas Argentinas não fez a curva que tinha que fazer e passou por cima do Boeing 737 da AA que estava pousando.
"Eu preciso de você mantenha 3.000 (pés), senhor, para dizer ao piloto do Airbus argentino para s e curvar e manter 3.000 pés. Nós cancelamos sua autorização para aproximação.
A voz na fita é de Molly Welsh. "No meio do "incidente" ela ainda está falando sem parar e não para de trabalha, disse depois de Molly, uma veterana com 23 anos na torre de controle. "Eu tentei pedir-lhe que imediatamente voltasse ao seu rumo, aí percebi que era tarde demais para isso."
A cerca de 3.000 pés o Airbus 340 passou ao largo da pista 9 e ainda está voando em outro curso que leva a 8 L, localizado a cerca de 1,6 km. de distância. Então o Airbus voou de encontro ao Boeing 737 que estava pousando na 8 L.
Foi a voz de Moly e suas instruções que impediram que as duas aeronaves se chocassem, evitando um desastre por 274 metros de distância. "Primeiro eu disse, 'Oh não". Então, instintivamente eu fiz algo com a esperança de mantê-los longe, basicamente ", disse ela.
Sem uma ação para separar o Airbus no último segundo, a Aerolineas Argentinas teria descido um acima do avião da American Airlines. "Eles estavam um em cima do outro, disse Moly.
De acordo com um relatório do Congresso dos EUA lançado em outubro, graves erros operacionais de companhias aéreas triplicaram nos últimos três anos naquele país.
fonte/CBS/ElClarin/vídeo/CBS
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