DCTA É SEDE DE COMPETIÇÃO ESTUDANTIL COM AEROMODELOS

Começa nesta quinta-feira em São José dos Campos a 13ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, uma competição entre 97 aviões radiocontrolados contruídos por estudantes de engenharia do Brasil, Venezuela e México.

Marcada para começar no Dia do Aviador, a disputa seguirá até domingo no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José.

Considerado um celeiro de novos talentos da engenharia, o torneio reunirá cerca de 1,4 mil participantes, entre estudantes de engenharia, professores orientadores e pilotos brasileiros e estrangeiros.

Das 97 equipes inscritas, seis equipes são da Venezuela e duas do México. O Brasil tem equipes de 15 estados, sendo 35 do Estado de São Paulo. Destas 35, oito são do Vale do Paraíba. Cinco destas oito são de São José: três do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), uma da Unip (Universidade Paulista/São José dos Campos) e uma da Fatec (Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos). As outras três são da Unitau (Universidade de Taubaté) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista/Guaratinguetá).

O regulamento foi modificado para a disputa deste ano. Os estudantes tiveram de desenvolver aeronaves ainda mais leves, com aerodinâmica conciliada a um alto volume do compartimento de carga, capaz de decolar numa distância menor. Tiveram, ainda, de buscar novas opções em materiais, sistemas adicionais de frenagem e tecnologia embarcada para acompanhar o tempo de voo.

A principal novidade, porém, está na chamada Classe Micro, onde os competidores têm agora a opção de lançamento da aeronave a mão. Na categoria, os aviões não têm restrições geométricas nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa de 0,125m³. As aeronaves podem usar motores elétricos e, de acordo com as mudanças no regulamento, os aviões devem decolar em até 25m (30m em 2010).

Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma da Classe Aberta e uma da Classe Micro ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2012, nos EUA.

Programação
Dia 20 – das 8h30 às 17h – solenidade de abertura, showroom dos projetos no Prédio de Eletrônica e Computação do ITA e apresentações orais das equipes nas salas do Prédio da Divisão Aeronáutica do ITA.
Endereço – praça Marechal Eduardo Gomes, 50, Jardim das Acácias, São José dos Campos
De 21 a 23 - das 7h às 18h – Competição de Voo, na Pista de Táxi do Aeroporto do DCTA – aberta ao público. Acesso pela avenida dos Astronautas, ao lado da Embraer

fonte/ValeParaibano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog