CINDACTA II REALIZA EXPOSIÇÃO NO AEROPORTO INTERNACIONAL AFONSO PENA, CURITIBA

No período de 20 a 30 de outubro, as pessoas que passarem pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais/PR, poderão conhecer de perto como é realizado o controle do tráfego aéreo.

No local, há um stand do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), sediado em Curitiba/PR, que controla o movimento aéreo nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo.

A atividade, comemorativa à Semana da Asa e aos 70 anos da FAB, expõe duas consoles, uma operando o software X-4000, utilizado em algumas Unidades, e a outra o SAGITARIO, já em operação no CINDACTA II e CINDACTA III, no Recife/PE.

Na console do Sistema X-4000 serão visualizadas, em tempo real, as aeronaves monitoradas pelo Controle de Aproximação de Curitiba (APP), órgão responsável pelo controle, num raio de aproximadamente 80 km do aeroporto, de todas as aeronaves em procedimentos para pousos e decolagens nos aeródromos localizados na área do terminal de Curitiba.

Já o Sistema SAGITARIO, utilizado, há cerca de um ano, pelo Centro de Controle de Área de Curitiba (ACC) do CINDACTA II, controla as demais aeronaves que voam além do limite citado e em níveis de voos mais altos.

No stand, profissionais habilitados  tiram as dúvidas dos interessados e distribuem  publicações  institucionais como o guia de profissões, que traz informações sobre as  formas de ingresso e as diversas carreiras da Força Aérea.

O espaço foi oficialmente aberto pelo Comandante do CINDACTA II, Cel Av Walcyr Josué de Castilho Araújo, e pelo Superintendente do Aeroporto Internacional Afonso Pena, Antonio Pallu, nesta quinta-feira (20/10).

A cerimônia de abertura ainda contou com a presença de representantes do CINDACTA II, funcionários da comunidade aeroportuária instalada no Afonso Pena e órgãos de imprensa.

No discurso, o Comandante do CINDACTA II ressaltou a importância da união das duas instituições para mostrar à sociedade brasileira como o trabalho no setor está se aperfeiçoando. “Voar no país é seguro”, assegurou o Comandante.

Como representante da Infraero, Pallu parabenizou o Centro pela iniciativa e aproveitou a oportunidade para cumprimentar os profissionais e a instituição: “Parabéns aos Controladores de Tráfego Aéreo pelo seu dia internacional, aos Aviadores que comemoram a Semana da Asa e à Força Aérea Brasileira pelos seus 70 anos”.

Controladores de tráfego aéreo permanecem no local até o dia 30/10 no local esclarecendo aos interessados como o CINDACTA II está cumprindo a sua missão, numa das áreas de maior circulação aérea nacional, com 2100 movimentos diários.

Saiba mais sobre o SAGITARIO

Sigla de Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional, o SAGITARIO é um software nacional capaz de processar dados de diversas fontes de captação como radares e satélites e consolidá-los em uma única apresentação visual para o controlador de voo.

O SAGITARIO traz várias inovações em relação ao X-4000. O software permite a sobreposição de imagens meteorológicas sobre a imagem do setor sob controle, para acompanhar, por exemplo, a evolução de mau tempo em determinada região do país.

Os planos de voo também podem ser editados graficamente sobre o mapa possibilitando a inserção, remoção e reposicionamento de pontos do plano e cancelamento de operações, o que permitirá ao controlador acompanhar melhor a evolução do que estava previamente planejado para o voo.

Além disso, etiquetas inteligentes, por meio de cores diferentes de acordo com o nível de atenção para o cenário, indicam informações essenciais para o controle de tráfego aéreo.

fonte/FAB
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog