C-130 ARRISCAM-SE A FICAR EM TERRA POR FALTA DE MANUTENÇÃO EM PORTUGAL

Por falta de dinheiro, a tão esperada modernização dos Hércules C-130 não vai acontecer tão cedo, apurou a Renascença. Os aviões militares arriscam-se mesmo a perder, em breve, a licença para sobrevoar alguns países.

A actualização dos aparelhos foi anunciada para 2011, mas quem vai fazer as alterações ainda não teve formação.

O problema é que estes aviões já estão a voar com limitações. Por serem aviões militares, ainda não foram recusados, mas, sabe a Renascença, a boa vontade pode acabar.

É que a digitalização dos instrumentos dos C-130 pode não acontecer, mas existem alterações que não podem deixar de ser feitas e que em breve podem criar problemas nas autorizações de voo. Por exemplo, por imposição da Organizado da Aviação Civil Internacional, é obrigatório o sistema TCAS – ou seja, Traffic Collision Avoidance System – um sistema que monitoriza o espaço aéreo em torno de uma aeronave, evitando a colisão com outra. É independente do controlo de tráfego aéreo efectuado pelas torres de controlo, avisando os pilotos da presença de aeronaves que possam apresentar uma ameaça de colisão.

Para que estas alterações sejam feitas é necessária manutenção certificada, porque implicam a colocação de instalação de equipamentos de rádio e antenas.

Nesta altura já há restrições ao nível da altitude de voo, mas, se nada for feito, os aviões militares podem ter em breve de ficar em terra.

Confrontado com esta situação, o ministro da Defesa, José Aguiar Branco, garantiu que a modernização vai acontecer dentro dos prazos previstos na lei da programação militar, antes que comecem a surgir impedimentos à utilização destes aviões, especialmente no espaço aéreo europeu.

fonte/foto/Renanascença.sapo.pt
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog