AIRBUS DA GULF AIR DERRAPA E SAI DA PISTA
Um Airbus A320-200,da Gulf Air, matrícula A9C-AG realizando vôo GF-270 (decolou dia 28 de agosto) a de Bahrein (Bahrein) para Kochi (Índia) com 137 passageiros e 6 tripulantes, pousou na pista 27 do Aeroporto Internacional de Cochin às 03: 55L (22:25 Z 28 de agosto), mas saiu a direita da pista e parou com a aeronave cerca de 5 metros para fora da superfície pavimentada. O avião foi evacuado. Um dos passageiros sofreu ferimentos graves (fraturas) e está internado no hospital, e outros sete com pequenos ferimentos e foram liberados do hospital após atendimento. A aeronave recebeu danos substanciais no trem de pouso do nariz.
O aeroporto disse que a pista ficou fechada para cerca de 10 horas, embora pequenos turboélices podem operar na pista. Ventos fortes, chuva e visibilidade reduzida de 2.000 metros prevaleceu no momento da aterrissagem.
Gulf Air confirmou que trem de pouso do nariz entrou em colapso.
Os representantes do Departamento de Aviação Civil da Índia, informaram que os pilotos foram capazes de ver a pista de cerca de 6nm fora. Ao descer a 2000 pés encontraram chuva moderada, mas depois que a aeronave havia descido abaixo da altura de decisão havia rajadas de vento repentina e chuva intensa.
Um dos passageiros reportou que o avião havia pousado normalmente, mas derrapou na pista e foi para a grama e lama. Alertas do comandante pra os passageiros foram escutados "MAYDAY, MAYDAY, evacuar", a fumaça começou a encher a cabine, o passageiro notou um cheiro estranho de alguns gases. A tripulação de cabina disse que o avião tinha sido evacuado em 20 segundos e o capitão parecia estar em choque total após a evacuação.
O Aeroporto Internacional de Cochin tem uma pista (27/09 ) de 3400 metros de comprimento com ILS e VOR para aproximação da 27 e VOR para a pista 09.
Metars:
VOCI 290000Z 26003KT 4000 HZ FEW008 SCT015 OVC080 26/24 Q1008 TEMPO VIS 2000M RA
VOCI 282330Z 28005KT 4000 HZ FEW006 SCT015 OVC080 26/24 Q1008 NOSIG
VOCI 282300Z 00000KT 4000 HZ FEW005 SCT015 OVC080 26/24 Q1008 NOSIG
VOCI 282130Z 29005KT 3000 HZ SCT010 SCT080 26/24 Q1008 NOSIG
VOCI 282100Z 04004KT 3000 HZ SCT010 BKN080 26/24 Q1008 NOSIG
VOCI 282030Z 00000KT 3000 HZ FEW010 SCT015 BKN080 26/25 Q1009 NOSIG
VOCI 281800Z 00000KT 3000 HZ FEW010 SCT015 BKN080 27/25 Q1010 NOSIG
VOCI 290000Z 26003KT 4000 HZ FEW008 SCT015 OVC080 26/24 Q1008 TEMPO VIS 2000M RA
VOCI 282330Z 28005KT 4000 HZ FEW006 SCT015 OVC080 26/24 Q1008 NOSIG
VOCI 282300Z 00000KT 4000 HZ FEW005 SCT015 OVC080 26/24 Q1008 NOSIG
VOCI 282130Z 29005KT 3000 HZ SCT010 SCT080 26/24 Q1008 NOSIG
VOCI 282100Z 04004KT 3000 HZ SCT010 BKN080 26/24 Q1008 NOSIG
VOCI 282030Z 00000KT 3000 HZ FEW010 SCT015 BKN080 26/25 Q1009 NOSIG
VOCI 281800Z 00000KT 3000 HZ FEW010 SCT015 BKN080 27/25 Q1010 NOSIG
fonte/AvHerald/foto/AP
Comentários