JATO É RETIRADO DA ÁGUA E AEROPORTO SANTOS DUMONT REABRE
O jato Learjet da OceanAir Táxi Aéreo, que caiu nesta quinta-feira na Baía de Guanabara, durante o pouso no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foi retirado da água por volta das 17h, segundo o Corpo de Bombeiros. A retirada causou o fechamento do local para pousos e decolagens das 15h57 às 17h05. Das 15h12 às 15h35, o aeroporto ficou fechado somente para pousos.
Devido ao acidente, sete voos foram alternados para o aeroporto do Galeão. Das 6h às 17h, 33 voos que partiam do Santos Dumont foram cancelados e 18 atrasaram. Dos voos programados para pousar no aeroporto, 34 foram cancelados e 17 atrasaram.
Um jato bimotor Learjet 55 caiu com três pessoas a bordo, próximo à cabeceira do aeroporto. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o acidente ocorreu durante o pouso da aeronave, que deslizou na pista e ficou parcialmente submersa. As três pessoas foram resgatadas com vida.
Segundo uma fonte do aeroporto, o pneu traseiro do trem de pouso teria estourado durante a operação e uma das turbinas, parado de funcionar.
O piloto teria feito manobra para tentar parar (uma volta na pista, como um cavalo de pau), mas acabou caindo no mar. Apesar de a OnceanAir não confirmar o destino do avião, ele estaria se dirigindo, segundo a fonte, ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), onde pegaria passageiros. A assessoria da apresentadora Xuxa Meneghel confirmou que ela embarcaria na aeronave.
fonte/Terra/foto/FuturaPress/AlessandroBuzas
Comentários