ANAC ALERTA PILOTO PARA RAIOS LASER EM DIREÇÃO A AVIÕES
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu na semana passada um alerta aos pilotos para os riscos da interferência de raios laser emitidos em direção às cabines das aeronaves. O problema, segundo a agência, foi relatado em cinco voos desde janeiro.
De acordo com o alerta, na madrugada do dia 14 de janeiro, o piloto de um Airbus A320 de uma empresa aérea brasileira informou que, ao se aproximar para pouso no aeroporto de Londrina, no Paraná, percebeu um raio laser focado na cabine de comando, o que comprometeu o procedimento. Conforme o comandante, o raio tinha origem no solo, em uma área descampada e sem iluminação.
"O fato adquire maior gravidade por ter voltado a ocorrer mais quatro vezes, sendo uma em SBLO (Londrina) e outras três no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte - MG (SBBH)", afirma o documento da Anac. A agência recomendou a todos os operadores que orientem seus tripulantes para que fiquem atentos a novas ocorrências do tipo e redobrem a atenção nas aproximações noturnas quando detectarem a interferência.
fonte/Terra
Comentários