AVIÃO DE PEQUENO PORTE CAI BA BAÍA DA GUANABARA



RIO - O jatinho táxi aéreo da OceanAir, de prefixo PT- LXO, com três pessoas a bordo, caiu, na manhã desta quinta-feira, próximo à cabeceira do Aeroporto Santos Dumont. Segundo a Infraero, o avião fazia manobra de pouso quando varou a pista e acabou caindo na Baía de Guanabara. Um pneu da aeronave estourou no momento da aterrissagem, de acordo com testemunhas. Piloto, co-piloto e um outro funcionário da empresa aérea foram resgatados com vida e passam bem. A aeronave ainda não foi retirada da água.

Pousos e decolagens no aeroporto ficaram suspensos das 9h31m às 10h33m para facilitar o trabalho de resgate da aeronave. Algumas pessoas que já estavam dentro de aviões para decolar tiveram que retornar para o aeroporto. Segundo a Infraero, os atrasos e cancelamentos nos voos não são maiores em função de a pista auxiliar ter voltado a funcionar por volta das 10h da manhã, dando vazão à boa parte dos voos programados para o dia. A Infraero também confirmou que parte das chegadas foram desviadas para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, mas não confirmou a quantidade.

O avião levaria a apresentadora  Xuxa Menenghel para o Recife. Segundo o gerente de operações da OceanAir, Ricardo Santos, o jatinho chegou a decolar do Aeroporto Santos Dummont, mas, devido a uma pane, precisou retornar à pista e acabou caindo na água. Ainda de acordo com o gerente, a aeronave seguia para o Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador, quando passou por problemas técnicos. De acordo com testemunhas, o avião percorreu cerca de 150 metros na pista antes de atingir a água. Ainda de acordo com as testemunhas, saiu muita fumaça do trem de pouso traseiro.  

O gerente de operações da OceanAir, Ricardo Santos, informou que uma equipe da companhia aérea sairá de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro ainda nesta quinta-feira para fazer uma análise das causas do acidente ocorrido nesta manhã. Junto com o gerente, também virá à cidade o agente de segurança de voo da companhia.
Segundo pescadores, que ficam perto do antigo restaurante Albamar, o jatinho vinha de Botafogo em direção à Ponte Rio-Niterói. Eles escutaram um estrondo e depois perceberam a queda. O piloto ainda ficou rodando com o motor dentro d'água para chegar às pedras da cabeceira da pista. 

De acordo com testemunhas, as três pessoas que estavam no avião foram socorridas por duas lanchas do serviço aéreo marítimo Antonio Carlos e por uma outra lancha do salvamento aéreo marítimo da Aeronáutica. As vítimas não tiveram ferimentos graves e saíram andando. 

Várias equipes trabalham nas operações de resgate da aeronave
Os dois motores e parte da cauda ainda estão submersos. Duas lanchas do Grupamento Marítimo (G-Mar) dão apoio à operação de resgate da aeronave. Várias equipes da Polícia Federal, dos Bombeiros, da Marinha e da Aeronáutica também trabalham na operação. O objetivo é não deixar que a maré arraste o avião para o mar. 

Um guindaste da empresa Transreta, com capacidade para içar até 250 toneladas, está no Aeroporto Santos Dumont para retirar da Baía de Guanabara o jatinho. Responsável pela operação, o proprietário da Transreta, Eliseu Drumond, disse que o guindaste, que tem uma lança de 60 metros, foi solicitado pela Infraero para a operação de emergência. 

A mobilização do guindaste de grande porte foi necessária para não danificar a aeronave, que caiu próximo a cabeceira da pista. Com o uso do guindaste, será possível retirar o jatinho sem afetar suas turbinas.
Em julho de 97, a Globeleza Valéria Valenssa e seu marido, o designer gráfico Hans Donner, escaparam da morte quando o jatinho em que viajavam sofreu uma pane e caiu no mar, a cerca de 50 metros da cabeceira da pista do Santos Dumont. Eles foram resgatados ilesos da água, juntamente com o piloto e o co-piloto. 

fonte/foto/Oglobo/JBOnline/UrbanoErbiste
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog