ESQUADRILHA DA FUMAÇA, EDA, FARÁ APRESSENTAÇÕES NOS ESTADOS UNIDOS E CANADÁ
Image via Wikipedia
Depois de 15 anos, o povo canadense volta a avistar as manobras e acrobacias do Esquadrão de Demonstração Aérea do Brasil, a Esquadrilha da Fumaça. A primeira vez que a Fumaça se apresentou no Canadá foi em 1985, no Abbotsford Air Show, na Columbia Britânica. Depois repetiu as doses sequencialmente nos anos de 1986, 1987 e, finalmente, em 1995.
Passado todo esse tempo, o Esquadrão foi convidado a participar de outro evento: o Windsor International Airshow, que ocorre nos dias 21 e 22 de agosto 2010, na cidade de Windsor, Ontario, no Canadá. Nesse sentido, serão duas estreias. É a primeira vez que a Esquadrilha da Fumaça participa do Windsor International Air Show, onde divide espaço, dentre outras atrações, com os Snowbirds, Esquadrão de Demonstração Aérea Canadense. Além disso, os canadenses passam a conhecer as aeronaves T-27 Tucano nas cores azul, verde, amarela e branca, já que até a última ida ao Canadá, a Esquadrilha ainda tinha suas aeronaves pintadas em branco e vermelho.
No retorno dessa longa jornada, a Esquadrilha da Fumaça demonstra em duas cidades americanas. Os eventos são o Atlantic City Airshow “Thunder Over the Boardwalk”, na cidade de Atlantic City, New Jersey, no dia 25 de agosto, e na inauguração do Boston-Portsmouth Airshow 2010 no Aeroporto Internacional de Pease, em Portsmouth, New Hampshire, nos dia 28 e 29 de agosto.
O Atlantic City Air Show é um dos eventos mais populares em Atlantic City. Há performances da Força Aérea, Exército, Marinha, além de atrações civis. A “cereja do bolo” fica por conta da demonstração dos Thunderbirds, time de demonstração aérea americano. E claro, para a Esquadrilha da Fumaça, que apresenta uma performance aérea no mínimo “diferente” do que a americana, com seus velozes caças, são capazes de desenvolver.
O Boston-Portsmouth Airshow será uma nova oportunidade para a Esquadrilha da Fumaça dividir a arena de demonstração com outro time de demonstração aérea, dessa vez da Marinha Americana, os Blue Angels.
O longo Circuito Norte-Americano promete muitas emoções pelo seu ineditismo. Além do reencontro com times de demonstração aérea já conhecidos, como os Thunderbirds e Snowbirds, a Esquadrilha da Fumaça fará intercâmbio com os, até então, desconhecidos, Blue Angels.
Para o Maj Massahiro, oficial especialista em manutenção, “A expectativa para o Circuito é muito grande, porque há muito tempo o Esquadrão não realizava esse percurso. Para a manutenção, o desafio das longas distâncias é a necessidade de um minucioso planejamento para que as aeronaves possam transpor todas as fronteiras sem imprevistos. Além disso, será uma ótima oportunidade de estreitar os laços com nações amigas.”
fonte/foto/FAB/EDA
Comentários