TAP DÁ OS PARABENS À SÃO PAULO - CIDADE FUNDADA PELS PORTUGUESES HÁ 456 ANOS

Embora com grande atraso, pelo qual nos penalizamos, vale a pena registar aqui a acção promocional com que a companhia aérea portuguesa TAP e a empresa brasileira gestora dos aeroportos Infraero deram os parabéns a São Paulo pela passagem do seu 456º aniversário.

A povoação de São Paulo de Piratininga surgiu, em 25 de Janeiro de 1554, com a construção de um colégio jesuíta, por 12 padres, entre eles Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangaba e Tamanduateí.

Tal colégio, que funcionava num barracão feito de taipa de pilão, tinha por finalidade a catequese dos índios que viviam na região do Planalto de Piratininga, separados do litoral pela Serra do Mar, chamada pelos índios de "Serra de Paranapiacaba".
O nome "São Paulo" foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de Janeiro, dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme informa o padre José de Anchieta em carta aos seus superiores da Companhia de Jesus:


"A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo, e, por isso, a ele dedicamos nossa casa!"

Hoje, São Paulo é a maior cidade do Brasil, das Américas e de todo o hemisfério Sul. É a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).
Veja tudo aqui! Vale a pena!
 
fonte/EmbaixaDePortugal
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog