AIRBUS A330-200 CAI NA LÍBIA E MATA 103 PESSOAS, APENAS UMA CRIANÇA SOBREVIVE


Equipes de resgate vasculham o local do acidente em busca de 
corpos; apenas uma criança sobreviveu ao desastre Foto: AP Equipes de resgate vasculham o local do acidente em busca de corpos; apenas uma criança sobreviveu

Um Airbus A330-200 da Afriqiyah Airways caiu na madrugada desta quarta-feira (horário de Brasília) nas proximidades do aeroporto de Trípoli, capital da Líbia, matando 103 pessoas, segundo a companhia aérea. O único sobrevivente do desastre é uma criança holandesa de 10 anos.

A companhia aérea relatou, em seu site oficial, que 104 pessoas estavam a bordo (93 passageiros e 11 tripulantes) do avião que tinha como destino final o aeroporto de Heathrow, em Londres. O acidente ocorreu quando a aeronave estava aterrissando no aeroporto de Trípoli. O avião partiu de Johannesburgo e deveria pousar às 6h10 (1h10 de Brasília).

"Todos os passageiros e tripulantes morreram, exceto uma criança", disse uma fonte de segurança líbia à Reuters no aeroporto de Trípoli. "Havia 93 passageiros e 11 tripulantes a bordo." Entre os mortos estavam 22 líbios, incluindo passageiros e tripulantes. O restante era de diversas nacionalidades, segundo uma autoridade líbia.

O ministério das Relações Exteriores da Holanda confirmou que vários cidadãos do país estavam a bordo do avião da Al Afriqiyah. "No momento temos indicações claras de que vários cidadãos holandeses estavam a bordo do avião", declarou Christoph Prommersberger, porta-voz do ministério. A criança sobrevivente foi levada a um hospital e não corre riscos.

O ministro líbio dos Transporte, Mohamed Zidane, descartou a hipótese de atentado. "Nós descartamos de forma definitiva a hipótese de que o acidente seja o resultado de um ato terrorista", declarou Zidane em uma entrevista coletiva. Uma investigação para esclarecer as causa do acidente já voi aberta, e contará com apoio da empresa Airbus.

A TV estatal líbia mostrou os restos totalmente destruídos da aeronave. Pelo que pode ser visto pelas imagens, o avião caiu próximo ao aeroporto, em uma região com árvores e arbustos das imediações. O equipamento aparece totalmente destruído em milhares de pequenos fragmentos, embora sem sinais de que tenha ocorrido uma explosão antes da queda.

As autoridades líbias fecharam o acesso às imediações do aeroporto, conforme moradores vizinhos. As condições meteorológicas na hora do acidente eram boas na capital da líbia. O avião devia fazer escala em Trípoli e seguir viagem para Londres, por isso acredita-se que possa haver britânicos entre os mortos, além de líbios, sul-africanos e holandeses.

A Afriqiyah começou suas operações com cinco aviões alugados e assinou um contrato com a Airbus na França, em 2007. Na ocasião, comprou 11 aviões. A companhia foi fundada em 2001 e no início, era totalmente estatal. Hoje o capital da empresa é dividido, administrado pelo Portfólio de Investimentos Líbio-Africano.

fonte/AGInternacionais/Terra/foto/AP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog