ESTADO MAIOR DA AERONÁUTICA TEM NOVO CHEFE


O Tenente-Brigadeiro-do-Ar Cleonilson Nicácio Silva assumiu dia 26 a chefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). Ele substitui o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Antonio Pinto Macêdo. O Ministro de Estado da Defesa, Nelson Jobim, presidiu a solenidade de passagem de comando realizada no Salão Nobre da Base Aérea de Brasília. Estiveram presentes à cerimônia o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do- Ar Juniti Saito; o Comandante do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri; autoridades do Alto Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), além de ministros do Superior Tribunal Militar.
O Tenente- Brigadeiro-do-Ar Cleonilson Nicácio Silva ingressou na FAB em 20 de março de 1965. Declarado aspirante a oficial aviador em 18 de dezembro de 1970, assumiu diversos cargos de destaque ao longo de sua carreira, entre eles, o de Diretor do Departamento de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa, Chefe do Estado-Maior de Defesa e Presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO). 
“A Chefia do Estado-Maior é o último cargo para um oficial-general do quadro de oficiais aviadores da ativa e são poucos os que conseguem alcançá-lo. É o último degrau de uma carreira na qual a gente procurou trabalhar e fazer o melhor possível pela Força Aérea. Portanto, para mim, é um prazer enorme ter chegado a esse ponto e poder agora ajudar o Brigadeiro Saito ao longo dos próximos 12 meses. É sempre um novo desafio”, afirma o Tenente-Brigadeiro Nicácio.
Despedida
Em seu discurso de despedida do EMAER, o Tenente-Brigadeiro-do Ar- Antonio Pinto Macêdo salientou o aprendizado de vários preceitos desde o início de sua carreira quando ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar até chegar à Chefia do Estado-Maior da Aeronáutica.
“Aprendi que o oficial da força aérea é formado valorizando a ética, a justiça, a honestidade, a verdade, a coragem e o exemplo. Aprendi também que esta formação propicia as maiores riquezas do militar e que a melhor maneira de nos preparamos para o futuro é concentramos todo o nosso entusiasmo, motivação e tenacidade na execução perfeita do trabalho de cada dia”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Antonio Pinto Macedo.
O Oficial-General deixa a FAB após 45 anos dedicados à Aeronáutica e certamente, segundo ele, faria tudo de novo se fosse necessário.
“Tudo começou aos 16 anos, numa madrugada de sábado para domingo de carnaval entrando na antiga escola de aeronáutica. De lá para cá, café da manhã, almoço, jantar, sonhos, insônia, foi tudo Aeronáutica. E com certeza, repetiria tudo de novo. Quando a gente sai com o sentimento do dever cumprido, com amizades conquistadas ao longo do tempo, não dá para ter tristeza. Pode ser até que ela chegue depois, mas, por enquanto, eu me sinto em casa, rodeado de amigos. A única coisa que eu lamento é hoje ser o dia da minha saída e não o da chegada na FAB”, disse o Tenente-Brigadeiro-do Ar- Antonio Pinto Macêdo. 

fonte/foto/FAB/Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog