AEROPORTO DO RIO GRANDE RECEBE INVESTIMENTOS EM SEGURANÇA E INFRAESTRUTURA

Acompanhando o crescimento econômico da cidade com o desenvolvimento do Polo Naval, o aeroporto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, passa por obras para melhorar sua estrutura. Além da finalização do muro que protege a área, fazem parte dos investimentos a implantação da sinalização vertical luminosa e a construção de uma seção contra incêndio.

De acordo com o diretor do Departamento Aeroportuário da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra) do Estado, Fernando Coronel, a construção do muro no entorno da área do aeroporto busca mais segurança para o local. Segundo ele, até o final deste mês a obra deve ser finalizada. Com um investimento de R$ 1,7 milhão, a construção deve cercar os 130 hectares de área do aeroporto. Para concluir a obra, faltam ser construídos cerca de 100m de muro.

Conforme o administrador operacional do aeroporto, Élbio Jardim, antes do investimento a situação era problemática. “Ocorriam vandalismo, roubos e a entrada de animais. A mudança foi muito positiva. Quando comecei a trabalhar aqui em 1995, as pessoas colocavam seus animais, como cavalos, dentro da área do aeroporto”, contou.

Outro investimento para o aeroporto com o intuito de garantir maior segurança na descida e decolagem nos voos é a implantação da sinalização vertical luminosa.

Segundo Fernando Coronel, o investimento é de R$ 250 mil. No ano passado, o aeroporto recebeu balizamento noturno, biruta iluminada e farol de aeródromo para permitir operações noturnas na pista que tem 1.500m e é classificada como PCN-11, numeração que representa a resistência do piso com o impacto da aeronave.

Bombeiros

Conforme o diretor do Departamento Aeroportuário da Seinfra, será aberta nos próximos dias pela terceira vez a licitação para a construção da seção contra incêndio no aeroporto. No momento, está sendo revisto o termo de referência para a abertura de um novo processo licitatório. “É importante ter para a segurança que os bombeiros estejam atuando dentro do aeroporto”, enfatizou Coronel. A presença dos bombeiros atende uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Atualmente, segundo Jardim, os bombeiros estão presentes no aeroporto apenas na hora das aproximações e decolagens.

Novos voos

Rio Grande deverá ter voos para São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com o diretor da companhia, Jeffrey Kerr, a Anac realizou a distribuição de novos horários. A NHT recebeu 28 slots (horários) em Congonhas, SP. Kerr destacou que a implantação das linhas está em fase de estudo para definir o tipo de avião a ser utilizado.

Segundo ele, inicialmente a empresa realizará os voos ao aeroporto de Congonhas a partir de Curitiba, Navegantes e Campinas. A meta da companhia é iniciar os voos da região sul com destino a São Paulo e Rio de Janeiro no segundo semestre deste ano.

Para isso, conforme ele, será realizado o incremento da frota com a criação de uma malha nova na região sul do Estado. Rio Grande deve ser contemplado com uma nova aeronave com capacidade de 50 a 70 poltronas. O interesse em investir na malha aérea deve-se ao crescimento da cidade com o Polo Naval. “É um mercado em evolução, em pleno crescimento”, destacou Kerr.

Conforme o representante local da empresa, Mauro Cunha, no período de construção da P-53 o movimento diário no aeroporto era grande. “Depois da entrega da plataforma, o serviço ficou ocioso. A partir de agora, está melhorando de novo. A previsão é de que em julho o movimento esteja intenso novamente”, salientou. Atualmente são realizados três voos diários para Porto Alegre e um para Pelotas. No mês passado, o aeroporto recebeu 510 passageiros.
 
fonte/jornalagora.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RASANTE EM TERESINA