VOAR VAI FICAR MAIS CARO

Há exatamente um ano, dois primos me convidaram para os seus casamentos no interior de São Paulo. Um em abril e outro em outubro. Pesquisa daqui, pesquisa ali, acabei encontrando passagens de avião, de Curitiba para Campinas, para mim, minha mulher e minha filha por R$ 50 mais taxas. Ao todo, nas duas viagens gastei R$ 720,00.

Se eles casassem em 2010, pagaria bem mais pelas passagens. Fiz uma simulação na mesma companhia aérea que viajei e nos mesmos voos. Sabem quanto gastaria? R$ 1419,40. É quase o dobro do que paguei há um ano. Sabe o por quê? Com a demanda aquecida, ficou muito mais difícil conseguir aquelas superpromoções.

É a lei do mercado: mais gente voando, preços mais caros. Segundo a Infraero, entre janeiro e outubro passaram 103,7 milhões de passageiros pelos aeroportos brasileiros. É 9,85% mais do que no ano passado.
E isto deve ser uma tendência para 2010. A estimativa, das próprias empresas aéreas, é de que os preços das passagens aumentem entre 10% e 20%. Com duas empresas - TAM e Gol - transportando 87,2% dos passageiros no Brasil, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil e a economia em alta - as previsões de crescimento são de 5% - achar uma superpromoção daquelas, para onde você quer voar, vai ser igual a tentar encontrar uma agulha em um palheiro.

Lentamente, e bem lentamente, o mercado brasileiro está ficando um pouco mais concorrido. Em 2008, as duas maiores empresas transportavam 92,9% dos passageiros brasileiros, ou 13 em cada 14. Mas as empresas menores mostram que estão sendo mais eficientes: enquanto os aviões brasileiros saem com 66% dos assentos ocupados, os da novata Azul decolam com uma ocupação de 79,20%, de acordo com a Anac. E os da Oceanair, com 70,85%. Não só preço como atendimento influenciam na hora de escolher uma passagem aérea.

Esta perda de mercado e de eficiência preocupa as grandes. Não é a toa que a TAM comprou a pequena Pantanal (0,14% do mercado) por R$ 13 milhões. Seu ativo mais precioso eram as licenças para operar a partir do movimentadíssimo aeroporto de Congonhas, onde a Gol é dominante e a Azul quer entrar.

fonte/ZeroHora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog