CONHEÇA OS PLANOS DO NOVO PRESIDENTE DA TAM

Sob seu comando, companhia deve se transformar em "grupo de negócios ligados à aviação"

Líbano Barroso foi confirmado, nesta segunda-feira (28/12), como o novo presidente da TAM. O executivo, que ingressou na companhia em 2004, vinha ocupando interinamente o cargo desde a saída de seu antecessor, David Barioni, no início de outubro. Em comunicado, a presidente do conselho de administração, Maria Cláudia Amaro, destacou a experiência de Barroso na área financeira - até ser promovido, o executivo era vice-presidente de Finanças - e o seu foco em custos.

Mas Barroso não deve se restringir apenas ao controle de planilhas. Alinhado aos planos da família Amaro de diversificar as operações, Barroso afirma que pretende transformar a TAM "em um grupo ligado aos negócios da aviação", tendo a TAM, como eixo. Conforme antecipou o Portal EXAME (clique aqui para ler a reportagem), nos próximos anos, algumas unidades de negócios devem ser desmembradas, tornando-se empresas autônomas. Na lista, estão a Multiplus, gestora do programa de fidelidade para a qual a TAM já pediu o registro de companhia aberta junto à Comissão de Valores Mobiliários; o Centro de Manutenção de São Carlos; e a operadora de turismo. Veja, a seguir, os principais trechos da entrevista de Barroso ao Portal EXAME:

Portal EXAME - A TAM prepara-se para diversificar bastante sua atuação nos próximos anos. Como se dará esse processo?

Líbano Barroso - Nosso objetivo é criar um grupo de negócios de aviação. É claro que a espinha dorsal será sempre a empresa de transporte de passageiros. Mas tudo o que gravita em torno da aviação e complemente nossos negócios é interessante. Já pedimos o registro de companhia aberta para a Multiplus. Também queremos explorar melhor o potencial de negócios do Centro de Manutenção de São Carlos. O centro já possui certificações para prestar serviços para aeronaves Airbus, Fokker e Boeing 767. Também estamos buscando ampliar a certificação para todos os modelos da Boeing. Somos certificados para atender companhias européias e americanas. Além disso, queremos desenvolver mais a TAM Viagens, nossa operadora de turismo. Temos ainda a área de transporte de carga.

Portal EXAME - E a participação na privatização de aeroportos?

Barroso - Esse é um negócio que deve ficar na alçada dos controladores, por meio da TEP [a holding dos Amaro que reúne seus investimentos]. Já os demais negócios serão desmembrados e passarão a ser empresas controladas pela TAM.

Portal EXAME - Quando o Centro de Manutenção vai se tornar uma empresa autônoma?

Barroso - Ele já trabalha com orçamento e gestão próprios há mais de um ano. A eventual separação da companhia não tem uma data definida, mas é um passo natural. Assim, o centro poderá atrair tanto investidores estratégico-operacionais, quanto financeiros.

Portal EXAME - Isso quer dizer que, depois de virar uma nova empresa, parte do centro pode ser vendida a um sócio, ou a empresa pode abrir capital?

Barroso – Sim, são as opções que estudamos.

Portal EXAME - Quanto o centro de manutenção gera de receitas para a TAM?

Barroso - Nós ainda não divulgamos esse número. Mas o centro já começa a ter uma receita importante com a venda de serviços para terceiros. Já atendemos companhias como a LAN Chile e a Ocean Air. Talvez comecemos a divulgar esse número neste ano.

Portal EXAME - A TAM Viagens já é uma empresa autônoma. Quais são os planos para ela?

Barroso - Contamos com 67 lojas. Nos próximos três anos, queremos atingir 200 lojas. Nossa intenção é crescer bastante nessa área. Com isso, pretendemos atingir um porte capaz também de atrair investidores. Nosso modelo de expansão é via representações. Das unidades existentes, só quatro são lojas próprias.

Portal EXAME - A TAM, deu entrada no pedido de registro de companhia aberta para a Multiplus. Qual será o papel da nova empresa?

Barroso - Estamos em período de silêncio sobre esse assunto. Não podemos nos manifestar sobre a Multiplus mais do que os comunicados que enviamos publicamente à CVM.

Portal EXAME - Como a compra da Pantanal se encaixa nos planos da TAM?

Barroso - Esse é um negócio estudado há três anos. Temos mercados bem complementares. Os mercados atendidos pela Pantanal apresentam uma taxa de crescimento acima da média. Além disso, 90% dos passageiros da companhia voam a trabalho. E isso quer dizer que o seu público é muito semelhante ao da TAM. A compra da Pantanal abre a possibilidade de maior integração, ligando centros de pequeno e médio porte a centros nacionais e mundiais. O passageiro poderá sair do interior de São Paulo e voar até a China, atendido pela Pantanal, pela TAM e por seus parceiros.

Portal EXAME - Como a TAM, pretende atrair a classe C, novo foco das companhias aéreas, sem descaracterizar a imagem de sofisticação e qualidade impressas pelo Comandante Rolim?

Barroso - Atrair a classe C pode levar as pessoas a pensar que a TAM está mudando de estratégia. Mas não estamos. Vamos buscar a classe C sem abrir mão da qualidade do nosso serviço. É possível trazer mais gente para o mercado de aviação sem comprometer a imagem. Segundo nossas pesquisas, 75% dos passageiros da TAM viajam a negócios. Esse público tem um comportamento já conhecido, como os seus horários de maior movimento, por exemplo. E há um público que pode ser atraído fora dos horários de pico. Vamos oferecer as tarifas mais convenientes para esse público em outros períodos, como das 10h às 18h, ou das 20h às 6h da manhã. Com isso, queremos melhorar nossa taxa de ocupação sem causar impacto na qualidade de atendimento para os que viajam a negócios.

Portal EXAME - Que estratégias a TAM vai adotar para atrair a classe C?

Barroso - Já temos uma estratégia de diferenciação de tarifas por horário. Temos também a parceria com o Banco do Brasil para parcelar as passagens em até 48 vezes. Essa parceria ainda é muito recente, mas já temos bons resultados. Além disso, temos também o nosso programa de fidelidade, gerido agora pela Multiplus.

Portal EXAME - Como o senhor enxerga a TAM daqui a cinco anos?

Barroso - A TAM é uma companhia que tem um dos melhores padrões de governança corporativa do país. Eu digo isso porque toda empresa com um bom nível de governança possui planos estratégicos de longo prazo bem definidos. Queremos ver a TAM como a empresa aérea preferida dos brasileiros. Uma empresa que seja perene e onde as pessoas se desenvolvam. Estamos nos preparando para aproveitar o crescimento do Brasil pelos próximos 20 anos. E, quando as pessoas pensarem em um grupo de negócios ligados à aviação, que também se lembrem da TAM.

fonte/Portal Exame/foto/divulgação

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