PRIMEIRO DISPARO DE ALTA ENERGIA EM VOO DO ABL AIRBORNE LASER,

abl-foto-mda

A Boeing, seus parceiros industriais e a Agência para Defesa de Mísseis dos EUA (U.S. U.S. Missile Defense Agency - MDA) realizaram um disparo bem-sucedido, de alta energia, do Laser Aerotransportado (ABL - Airborne Laser). Trata-se da primeira vez em que esse tipo de disparo de alta energia é realizado em voo, com a aeronave Boeing 747-400F especialmente modificada para esta finalidade.

O disparo, que ocorreu no último dia 18 de agosto, aproximou mais o projeto de uma futura demonstração de capacidade de destruição de mísseis, segundo a empresa. A aeronave decolou da Base Aérea de Edwards e realizou o disparo de alta energia enquanto voava sobre o deserto da Califórnia (EUA). O laser foi disparado em um medidor de calor (calorímetro) levado a bordo, que capturou o raio e mediu sua força.

A intenção do programa é realizar, até o final do ano, um teste de destruição de um míssil balístico durante sua fase de aceleração. Os próximos passos, até chegar a esse tiro de destruição, consistem em disparar o laser de alta energia, (classe dos megawatts) para fora da aeronave, através da torreta de disparo instalada no nariz do 747, empregando o sistema de controle de tiro. A cada novo teste, alvos cada vez mais difíceis serão engajados, até se chegar ao míssil balístico.

FONTE: Boeing / FOTO: Missile Defense Agency (MDA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog