FAB ENCERRA CURSO DE ENSAIOS DE VOO PARA RECEBIMENTO DE AERONAVES

O grupo Especial de Ensaios em Voo (GEEV) realizou no último dia 14 de agosto a cerimônia de conclusão do XXI Curso de Preparação para Recebimento de Aeronaves, que reuniu dez alunos de sete diferentes unidades, inclusive do Exército Brasileiro. A atividade é regulamentada pela portaria interministerial nº 792/GM3, de 1982, e tem como finalidade proporcionar aos militares uma base teórica e conhecimento de técnicas de pilotagem para a realização de voos de recebimento de aeronaves saídas de linhas de produção e oriundas de serviços de manutenção, reparos ou revisão geral.

O curso é realizado desde 82. Desde então, 183 pilotos e 31 engenheiros foram formados pelo GEEV, para atuação na área do Comando da Aeronáutica, do Ministério da Defesa, para as Forças Armadas brasileiras e de nações amigas e para a indústria nacional.
Ao longo de nove semanas, os alunos tiveram aulas sobre aerodinâmica, mecânica de vôo, motores, vibração, sistemas, metrologia, regulamentos aeronáuticos e filosofia do vôo de recebimento. Também participaram de palestras sobre normas de certificação civil e militar, inspeção de conformidade, sistemas de qualidade, aeroelasticidade, gerenciamento do risco e aviônica.
Além da parte teórica, cada aluno realizou, em média, 9 horas de vôo, onde foram transmitidas as técnicas utilizadas para a obtenção dos dados necessários à avaliação do correto funcionamento de uma aeronave e dos vários sistemas que a compõe. Na instrução aérea para a modalidade asas rotativas foram utilizados as aeronaves H-55 (esquilo bimotor) e H-50 (esquilo monomotor).
Como trabalho final, os alunos confeccionaram um manual de procedimentos de verificações funcionais em vôo, bem como uma lista de verificações funcionais em vôo para serem utilizados na aeronave H-55.
Fonte: EFEV/GEEV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog