CURSO DE DATALINK NA FAB

A Força Aérea Brasileira iniciou nesta semana (17 de agosto) o segundo Curso Básico de Enlace de Dados Táticos (CBEDAT-2, outrora chamado de DATALINK) e o segundo Curso de Operador de Centro de Operações Aéreas (COPCOA-2), ambos com duração de cinco dias.

O CBEDAT, cuja finalidade é habilitar oficiais e graduados a operar o Sistema de VHF/UHF fornecido para o Sistema de Enlace de Dados, possui o corpo discente composto por dois oficiais superiores (dentre eles um do Exército Brasileiro), sete oficiais intermediários, doze oficiais subalternos e onze graduados, perfazendo um total de trinta e dois alunos. Seus participantes terão oportunidade de realizar uma visita à Estação de Carregamento de Chaves de Criptografia do Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV), além de uma aula prática sobre o Sistema de Enlace de Dados das aeronaves A-29 e R-99.

O COPCOA, que tem por finalidade treinar graduados e praças nas atividades relativas aos sistemas de Tecnologia da Informação (TI) e procedimentos do Sistema de Comando e Controle de Operações Aéreas, possui seu corpo discente composto por dezenove graduados e quatro praças, perfazendo um total de vinte e três alunos. Seus participantes travarão contato com as diversas Diretrizes Operacionais (DIROP) e Diretrizes do Comando da Aeronáutica (DCAR) que regulam o Sistema de Comunicações e Controle (C2), realizarão uma avaliação e um exercício sobre o Sistema Hércules e sobre a rede de comunicações do Comando-Geral de Operações Aéreas (INTRAGAR).

O Grupo de Instrução Tática e Especializada, com a realização desses dois cursos, acumula um total de catorze no ano, e seiscentos e trinta e oito alunos formados firmando-se como a escola de ensino operacional do Comando-Geral de Operações Aéreas.

Fonte/Foto: GITE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog