Pular para o conteúdo principal

TAP TRANSPORTOU 11,7 MILHÕES DE PASSAGEIROS EM 2016


A TAP anunciou nesta segunda-feira, dia 16 de janeiro, em Lisboa, que transportou no ano passado um total de 11,724 milhões de passageiros, que se traduz num crescimento de 3,5% face ao ano anterior. Reforçando consistentemente os indicadores de tráfego no último trimestre do ano, a companhia aérea portuguesa teve o melhor mês de Dezembro de sempre, registrando, só nesse período, um aumento de 26 por cento no tráfego transportado face a 2015 e atingindo a marca assinalável de quase 990 mil passageiros.

Na mesma linha, a taxa de ocupação dos voos (load-factor) registrada em Dezembro último subiu 7,4 pontos percentuais, atingindo os 78,8 %, e fechando a TAP o ano de 2016 com um load-factor de 78,6 por cento em toda a rede.

Maior crescimento nas rotas dos Estados Unidos da América
Entre os vários setores da rede da companhia, o maior crescimento relativo verificou-se nas linhas para os Estados Unidos, nas quais a TAP transportou, em 2016, mais 186 mil passageiros, para um total de 472 mil, 65% acima de 2015. Este crescimento resulta da aposta estratégica da TAP no mercado norte-americano, com o lançamento, em junho, de duas novas rotas, Nova Iorque/JFK e Boston, e o aumento de frequências para os destinos onde já operava, Newark e Miami.

Uma vez que essas novas rotas só contribuíram para o aumento de tráfego no segundo semestre de 2016, importa sublinhar que no mês de dezembro, designadamente, o aumento do número de passageiros transportados foi de uns impressionantes 168% face a igual mês do ano anterior, o que permite antever um ano de 2017 também com fortes crescimentos nessas rotas.

Nos voos continentais – domésticos, Ilhas e Europa – a TAP teve, no ano passado, um crescimento de 4 por cento, para um total de 8,99 milhões de passageiros.

300 mil passageiros na ‘Ponte Aérea’ entre Lisboa e o Porto
Contribuiu fortemente para esse aumento, o lançamento, em Março, da ‘Ponte Aérea’ entre Lisboa e o Porto. Nesta ligação, no mês de dezembro, a TAP teve um crescimento de 126%, com uma taxa de ocupação média dos seus voos de 73,1%, que reflete uma melhoria de 7,8 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2015. Na totalidade do ano, os voos da ‘Ponte Aérea’ serviram quase 300 mil passageiros, mais 80% do que no ano anterior.

Também os voos entre o Continente e os Açores e a Madeira registraram um aumento de 5 por cento, atingindo, no conjunto, 967 mil passageiros transportados. Na Europa, a companhia teve, no mês de dezembro, um aumento do tráfego de 21%, atingindo um total de 571 mil passageiros. No acumulado do ano, a TAP recuperou tráfego no segundo semestre, face aos ajustamentos verificados na sua rede durante a primeira metade do ano, e conseguiu atingir um acumulado de 7,159 milhões de passageiros.

No setor intercontinental, além da América do Norte, sublinha-se igualmente o crescimento em África, de 36% em dezembro e de 10% no acumulado do ano, com 800 mil passageiros transportados, mais 75 mil do que em 2015.

Rotas para o Brasil e África mostram recuperação de passageiros
Também nas rotas do Brasil se assistiu, na segunda metade do ano, a uma forte recuperação do tráfego, tendo a TAP transportado em dezembro último, mais 5% de passageiros do que no mesmo mês do ano anterior, e alcançando um total no ano de 1,4 milhões de passageiros.

No conjunto, e por força dos crescimentos na América do Norte e África, as rotas intercontinentais registraram um aumento de 3 por cento em 2016, com 2,74 milhões de passageiros, mais 70 mil do que em 2015.

fonte/NewsAvia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA