Pular para o conteúdo principal

MONOMOTOR DA RASANTE EM PRAIA DE PERUÍBE E ASSUSTA BANHISTAS


Um avião monomotor flagrado dando um rasante em uma praia de PERUÍBE, no litoral de São Paulo, assustou banhistas na tarde do último sábado (9). A manobra foi registrada em vídeo por um morador da cidade que acompanhava um grupo de turistas em uma observação de pássaros. Em contato com o G1, o dono da aeronave confirmou que estava abaixo da altura permitida, porém, afirmou que ninguém foi colocado em risco.

As imagens foram registradas no início da tarde de sábado, na praia do Guaraú. O avião modelo V35B sobrevoava o mar da cidade a poucos metros da água. No vídeo, é possível observar pelo menos dois surfistas dentro da água, além de outras pessoas caminhando na faixa de areia.

"Trabalho com observação de pássaros e o avião passou bem na hora que estávamos fotografando as aves na praia. Tinha crianças e surfistas na hora. Já pensou se perde o controle?", questionou o biólogo Fábio Donizetti, autor do vídeo.
Imprudência
 
O G1 conversou com três pilotos que costumam sobrevoar as praias da região. Eles afirmaram que houve imprudência na atitude do piloto e que, por recomendação da própria Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), esse tipo de voo é limitado a cerca de 1 mil pés, o que dá aproximadamente 300 metros. 

Justificativa
O proprietário da aeronave e também piloto José Santos Gonçalves justificou que o monomotor estava sobre o mar por conta de uma filmagem de uma reportagem. "Concordo que estava a menos de 300 metros, mas não houve nenhum risco para os banhistas. A tomada da filmagem era para obter detalhes da praia e do Costão, entre o Guaraú e Peruíbe", destacou.
Em contato com a reportagem, a Anac afirmou no último domingo que vai checar com o setor de fiscalização se já há algum processo para investigar o caso. Até a publicação desta reportagem, no entanto, a Agência não divulgou novas informações.

fonte/foto/G1

dados da aeronave via RAB

MATRÍCULA: PTJNI

Proprietário:

CPF/CGC:

Operador:
CPF/CGC:

Fabricante:
BEECH AIRCRAFT
Modelo:
V35B
Número de Série:
D-9627
Tipo ICAO :
BE35
Tipo de Habilitação para Pilotos:
MNTE
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem:
1542 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
005


Categoria de Registro:
PRIVADA SERVICO AEREO PRIVADOS
Número dos Certificados (CM - CA):
7634
Situação no RAB:

Data da Compra/Transferência:
030512


Data de Validade do CA:
19/01/21
Data de Validade da IAM:
190217
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal
Motivo(s):

Consulta realizada em: 11/07/2016 11:37:07

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA