Pular para o conteúdo principal

CONTROLADORES DE VOO FRANCESES PODERÃO ENTRAR EM GREVE EM JUNHO

Todos os sindicatos dos controladores aéreos franceses apresentaram um pré-aviso de greve para os dias 3, 4 e 5 de Junho, ou seja sexta, sábado e domingo da próxima semana, noticia o jornal francês La Tribuine. Depois das ameaças de greve da SNCF, a companhia francesa de caminhos-de-ferro, e dos pilotos da Air France, foi a vez dos controladores de tráfego aéreo. O objectivo desta greve é fazer parar as reduções de efectivos e melhorar a renegociação do quadro social e de compensações.

O objectivo do USAC-CGT, o primeiro sindicato francês da aviação civil (controladores, pessoal administrativo, engenheiros, técnicos, etc.) inscreve-se no quadro de uma mobilização interprofissional contra a reforma do direito do trabalho. Uma reforma que também já levou a greves das refinarias de produtos petrolíferos e ao anúncio de outra greve por parte dos trabalhadores de 19 centrais nucleares.

A Direcção-Geral da Aviação Civil francesa (DGAC) ainda espera conseguir evitar a greve numa última reunião para a negociação do quadro social aplicável a todos os controladores, marcada para dia 31. As discussões arrastam-se há meses e só nos últimos dias é que a DGAC terá prometido uma inflexão ao nível do emprego. Os sindicatos dizem que falta ainda saber de que nível será essa inflexão e que as respostas só serão conhecidas na reunião da comissão técnica a 31 de Maio.

Segundo a CGT (Confedédération Générale du Traval), a DGAC tem imposto um ritmo de 116 supressões de efectivos por ano desde 2008, o que perfaz mais de mil em dez anos. Uma redução que, dizem os sindicatos citados pelo La Tribune, já se faz sentir em todos os níveis e a resposta que obtêm é sempre: “Continuem a reorganizar-se”. Os sindicatos reclamam ainda a revalorização dos prémios, diversas medidas estatutárias e a melhoria das condições de acesso à reforma.
O pré-aviso de greve da CGT por causa do projecto de lei do trabalho fez com que a DGAC já recomendasse às companhias para reduzirem o programa de voos em 15% no aeroporto de Orly, revela o La Tribune. Num comunicado público, a DGAC diz esperar “perturbações” em todo o território e convida os passageiros a consultarem as respectivas companhias para saberem o estado dos respectivos voos.

A greve dos controladores de tráfego aéreo franceses vai afectar não só os voos de e para França, como também todos os que sobrevoam o território francês.

fonte/Sapo.pt

FONT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA