CONTROLADORES DE VOO FRANCESES PODERÃO ENTRAR EM GREVE EM JUNHO

Todos os sindicatos dos controladores aéreos franceses apresentaram um pré-aviso de greve para os dias 3, 4 e 5 de Junho, ou seja sexta, sábado e domingo da próxima semana, noticia o jornal francês La Tribuine. Depois das ameaças de greve da SNCF, a companhia francesa de caminhos-de-ferro, e dos pilotos da Air France, foi a vez dos controladores de tráfego aéreo. O objectivo desta greve é fazer parar as reduções de efectivos e melhorar a renegociação do quadro social e de compensações.

O objectivo do USAC-CGT, o primeiro sindicato francês da aviação civil (controladores, pessoal administrativo, engenheiros, técnicos, etc.) inscreve-se no quadro de uma mobilização interprofissional contra a reforma do direito do trabalho. Uma reforma que também já levou a greves das refinarias de produtos petrolíferos e ao anúncio de outra greve por parte dos trabalhadores de 19 centrais nucleares.

A Direcção-Geral da Aviação Civil francesa (DGAC) ainda espera conseguir evitar a greve numa última reunião para a negociação do quadro social aplicável a todos os controladores, marcada para dia 31. As discussões arrastam-se há meses e só nos últimos dias é que a DGAC terá prometido uma inflexão ao nível do emprego. Os sindicatos dizem que falta ainda saber de que nível será essa inflexão e que as respostas só serão conhecidas na reunião da comissão técnica a 31 de Maio.

Segundo a CGT (Confedédération Générale du Traval), a DGAC tem imposto um ritmo de 116 supressões de efectivos por ano desde 2008, o que perfaz mais de mil em dez anos. Uma redução que, dizem os sindicatos citados pelo La Tribune, já se faz sentir em todos os níveis e a resposta que obtêm é sempre: “Continuem a reorganizar-se”. Os sindicatos reclamam ainda a revalorização dos prémios, diversas medidas estatutárias e a melhoria das condições de acesso à reforma.
O pré-aviso de greve da CGT por causa do projecto de lei do trabalho fez com que a DGAC já recomendasse às companhias para reduzirem o programa de voos em 15% no aeroporto de Orly, revela o La Tribune. Num comunicado público, a DGAC diz esperar “perturbações” em todo o território e convida os passageiros a consultarem as respectivas companhias para saberem o estado dos respectivos voos.

A greve dos controladores de tráfego aéreo franceses vai afectar não só os voos de e para França, como também todos os que sobrevoam o território francês.

fonte/Sapo.pt

FONT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog