FORÇA AÉREA BRASILEIRA DESATIVA PRIMEIRO IC-95 BANDEIRANTE DO GEIV
O Grupo Especial de Inspeção
em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou a desativação
gradual das atuais aeronaves Bandeirante para renovação da frota, que é
destinada à inspeção em voo. Ainda neste ano, a Embraer começa o
cronograma de entrega dos novos aviões-laboratório da FAB, os Embraer
Legacy 500. O primeiro Bandeirante a ser desativado pelo GEIV fez seu
último voo na segunda-feira, dia 18 de abril, quando descolou do
Aeroporto Santos Dumont com destino ao Parque de Material Aeronáutico
dos Afonsos (PAMA-AF), no Rio de Janeiro.
Encarregada da tarefa de inspeção em voo e radiomonitoragem, a
aeronave ficou 32 anos em operação e cumpriu mais de cinco mil horas de
voo em diversas missões. Para o comandante do GEIV, Tenente-Coronel
Aviador Marcelo de Lima Pinheiro, a aeronave atendeu a todos os
requisitos necessários enquanto esteve em operação. “O Bandeirante
desempenhou várias funções, como localizar e identificar as fontes
emissoras de interferências eletromagnéticas nas frequências dos
auxílios à navegação aérea, muitas vezes causadas pelas rádios piratas,
que operam sem autorização e que podem representar um risco para as
operações aéreas”, lembra.
Este processo de desativação ocorre em paralelo à chegada do jato
Embraer Legacy 500, informou a FAB em comunicado de imprensa. Ainda
neste ano, o GEIV receberá o FAB 3601, primeira aeronave denominada
IU-50, de fabricação nacional e equipada para a atividade de inspeção em
voo, que projetará internacionalmente a indústria aeronáutica
brasileira por ser a primeira no mundo a construir uma
aeronave-laboratório.
Segundo explica o Comandante do GEIV, as novas aeronaves-laboratório,
que vão substituir os atuais IC-95 Bandeirante, vão trazer diversos
ganhos operacionais às tripulações. O Legacy 500 vai ampliar a
capacidade embarcada e permitir que o Brasil realize, com autonomia, a
homologação de procedimento de aproximação nos aeroportos chamado de
RNP-AR (do inglês “required navigation performance”). O procedimento de
aproximação faz parte do conceito de Navegação Baseada em Performance
(PBN).
“Outro aspecto importante que a aeronave vai trazer para o GEIV é o
ganho de consciência situacional para a tripulação, em função dos
modernos sistemas embarcados, mantendo o elevado nível de segurança de
voo das operações e diminuindo a carga de trabalho”, explica o
Tenente-Coronel Pinheiro.
O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da FAB é a unidade
responsável por medir, aferir e calibrar equipamentos de auxílio à
navegação aérea instalados em aeroportos de todo o Brasil, garantindo a
confiabilidade das informações utilizadas pela aviação civil e militar.
fonte/NewsAvia/foto/Sargento Batista/FAB
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