COLISÃO DE 2 AERONAVES AGRÍCOLAS EM LUIZ ALVES, SANTA CATARINA - ATUALIZADO



Dois aviões agrícolas colidiram na manhã desta quarta-feira no município de Luiz Alves, no Vale do Itajaí. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Luiz Alves, um dos pilotos morreu no acidente.

Os dois aviões eram da empresa Banalves e faziam a pulverização de produtos químicos na plantação de banana. O acidente aconteceu por volta das 7h10min, quando durante uma manobra os dois aviões bateram. Um deles perdeu a hélice e acabou caindo, enquanto o outro ficou danificado mas conseguiu voltar para a empresa e pousar. O piloto sobrevivente, Sérgio Roberto Mendonça, foi quem acionou os bombeiros, que com a ajuda do helicóptero Arcanjo conseguiram localizar o ponto onde a outra aeronave havia caído. Ao chegarem no local, na região de Braço Gavião, os bombeiros encontraram o piloto, identificado como Edson Lisboa, de 52 anos, já morto.

Bombeiros de Itajaí e Luiz Alves participaram da ação e aguardaram a chegada do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Itajaí para a retirada do corpo da vítima. O IGP irá também investigar o acidente e fazer a perícia dos destroços do avião.

O agricultor Jurandir Bornaudo estava há cerca de 100 metros do local em que o avião caiu e ouviu o barulho. Ele relata que estava trabalhando no bananal quando ouviu o barulho e viu um avião seguindo voo danificado. Na sequência ele ajudou os bombeiros na busca pela aeronave caída.

Edson Lisboa já havia sofrido um acidente semelhante em 2012. Na época o Santa noticiou que ele precisou fazer um pouso de emergência no meio da plantação enquanto trabalhava. Ele havia saído ileso do acidente, embora a atividade agrícola na região seja considera extremamente perigosa, pela necessidade dos pilotos em sobrevoar com pouca altura e desviar dos morros.

FONTE/FOTO/ZEROHORA


(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Dois aviões que eram usados para aplicação de fertilizantes se chocaram no ar no município de Luiz Alves, no Vale de Itajaí, em Santa Catarina, na manhã desta quarta-feira (30).

Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, após a colisão um dos aviões conseguiu voltar para pista, mas o outro caiu no meio da plantação. Um dos pilotos morreu e outro passa bem.

Ainda de acordo com a corporação, os pilotos estavam sozinhos nas aeronaves. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.


(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

fonte/foto/RedeTv/UOL

DADOS DA AERONAVE VIA RAB

MATRÍCULA: PRWKK
Proprietário:
BANALVES AVIACAO AGRICOLA LTDA
CPF/CGC:

Operador:
BANALVES AVIACAO AGRICOLA LTDA
CPF/CGC:

Fabricante:
LAVIASA
Modelo:
PA-25-260
Número de Série:
LA-260-99005
Tipo ICAO :
PA25
Tipo de Habilitação para Pilotos:
MNTE
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem:
1315 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
000


Categoria de Registro:
PRIVADA SERV.AEREO ESPECIALIZADO PUBLICO-AEROAGRICOLA
Número dos Certificados (CM - CA):
16130
Situação no RAB:

Data da Compra/Transferência:
271102


Data de Validade do CA:
29/09/20
Data de Validade da IAM:
020916
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal
Motivo(s):

Consulta realizada em: 30/03/2016 12:25:25

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog