MOTOR PRATT & WHITNEY DO EMBRAER E-JETS E2 INICIA PROGRAMA DE ENSAIOS
O motor PW1900G PurePower Geared Turbofan (GTF), da Pratt &
Whitney, que vai equipar os jactos E190-E2 e E195-E2, completou com
sucesso o primeiro voo, iniciando assim o programa de ensaios de voo do
motor. O modelo do motor PW1900G, que foi montado no Centro de Motores
da Pratt & Whitney’s em Middletown, Connecticut, voou no avião de
ensaios 747SP, no campo de voo de testes da empresa, em Mirabel, na
província de Quebec, no Canadá. A Pratt & Whitney é uma empresa da
United Technologies Corp.
“O início da campanha de ensaios em voo do motor é um marco
importante para nós, no momento em estamos a fazer a segunda geração do
E-Jets do conceito à realidade”, disse Paulo Cesar Silva, presidente e
CEO da Embraer Aviação Comercial. “A adição de motores PurePower nas
nossas aeronaves de desempenho comprovado e com uma cabine premiada
oferece uma proposta de valor atraente para nossos clientes”,
acrescentou.
“Estamos muito animados por fazer parte do programa E-Jets E2, da
Embraer, providenciando os benefícios do motor Geared Turbofan, líder da
indústria, que inclui reduções significativas de ruído, emissões e
consumo de combustível”, disse Greg Gernhardt, presidente da Pratt &
Whitney Commercial Engines. “Este é um momento histórico para nós, em
que começamos o programa de ensaios em voo para o nosso quarto cliente
do PurePower.” A família de motores PurePower já completou mais de 23
mil horas de testes e 40 mil ciclos.
O programa E-Jets E2 é um dos dois em que a Pratt & Whitney
trabalha juntamente com a Embraer. A Pratt & Whitney é parte do
consórcio que também fornece o motor V2500-E5 para a Embraer KC-390, que
está em campanha de certificação. A Pratt & Whitney é ainda a
responsável pelo sistema de potência auxiliar para o programa dos E-Jets
E2.
fonte/foto/NewsAvia
Comentários